Acesse:

quinta-feira, 19 de maio de 2011

História lança livro em Itaquá

Obra reúne artigos de alunos sobre a trajetória do município paulista. Publicação tem parceria da Prefeitura
Portal UnG (19/05/2011) – Estudantes do curso de História da UnG lançaram na terça-feira (17), no Museu Municipal de Itaquá, o livro “Memórias e Histórias de Itaquaquecetuba”. Publicada em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo, a obra traz artigos sobre elementos da realidade da cidade: a Igreja de Nossa Senhora D’Ajuda, o Espaço Urbano, a Praça Padre João Álvares, o Processo Emancipatório, o Museu Municipal, o Polo Industrial e o surgimento das escolas estaduais e municipais.

“Este trabalho é realizado pelo curso de História desde o início e a nossa ideia é que comece a ser inserido na realidade local, oferecendo uma contribuição para a história de Itaquá”, comentou, durante o lançamento, o diretor do curso da UnG e um dos organizadores do livro, prof. Everaldo de Oliveira Andrade. “Percebemos que existe uma cidade dinâmica, com bairros, movimentos sociais, e nada disso é registrado para a história”.

O docente revelou ainda que a elaboração dos trabalhos acadêmicos foi feita através do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Universidade (NEPH). As pesquisas contaram com a participação de três professores coordenadores e 20 alunos. “Esse núcleo tem o objetivo de incentivar a pesquisa, formar pessoas que se dediquem à preservação de documentos e da cultura local”.

Também integrante do grupo de organizadores do livro, o secretário de Cultura de Itaquá, Jandir Jorge de Souto, afirmou que, a partir de agora, o livro se torna um importante registro para a história da cidade. “Este é um testemunho escrito do que aconteceu na história de 450 anos de Itaquá e vai marcar o momento pelo qual passamos”.

O livro será distribuído para escolas, bibliotecas e universidades da região.

Foto e fonte: Jornal Diário de Suzano
Compartilhe:

Voltar