Acesse:

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Criatividade prática

Preocupação ambiental e praticidade foram as tônicas da 3.ª edição da Feira Inova. Veja aqui os grupos premiados
Portal UnG (21/05/2009) – Luzes, sons, cores, fumaça, faixas. A disputa por atenção é grande. Pessoas, de diversos locais, transitam curiosas. Afinal, trata-se de uma feira de inventos. “Pode ser que tenha algum que será muito útil para mim”, diz Maria da Conceição, de Guarulhos. Balas, brindes. Tudo é válido para atrair as pessoas para dentro dos estandes. Aliás, esse é um item de avaliação dos produtos. “Criatividade é a palavra-chave do evento”, aponta a profa. Lislei Rosa, coordenadora da Feira Inova, que chegou neste ano à 3.ª edição.

Foram dois dias de atividades (19 e 20 de maio)! “Mas vários de preparação, que exigiu muito esforço, jogo de cintura e ideias”, enumera o estudante do 4.º semestre de Gestão de Marketing, Ricardo Ribeiro, um dos responsáveis pela organização.

E quantas ideias tinham nos 40 estandes da Inova. Diego de Siqueira, Felipe Shimadukuro e os demais integrantes do Grupo Estepes apresentaram o Reinflar. Furou o pneu? “Basta puxar o dispositivo para acionar o cilindro de CO2 e encher a câmara, feita de borracha especial. É possível rodar até cinco quilômetros até achar um borracheiro”, explicam os estudantes, que conseguiram patrocínio da Goodyear para o evento.

Com o Pratice Bag é o fim dos ovos quebrados e do pão amassado no transporte das compras do supermercado até em casa. “É só pendurar a sacola no suporte, que aguenta até cinco quilos, e transportar produtos frágeis sem preocupação”, diz Vanessa Prieto, integrante do grupo responsável pela criação. “O ideal é se a pessoa ainda utilizar sacolas de pano e evitar as de plásticos, inimigas do meio ambiente”, complementou.

Estimular ações ecologicamente corretas foi a tônica da maioria dos projetos apresentada na Feira. “Melhor ainda se a proposta vier atrelada à possibilidade de economia no bolso”, salienta Fernanda Gomes, do ECO H2O. O grupo criou um projeto que aproveita toda a água do banho e da pia do banheiro nas descargas do vaso sanitário. “Prático, barato e ainda ajuda no orçamento da família”, comenta a aluna do curso de Administração de Empresas.

Foi no banheiro também onde o grupo Ridec instalou sua ideia. O Registro Inteligente de Controle ajuda a colocar fim aos longos banhos. Cinco, dez, quinze minutos. “É só programar que ele interrompe a água. Ótimo produto para aqueles que vivem controlando os gastos domésticos”, afirma Alexandre Augusto Peñrroya, do 3.º semestre de Administração.

Havia opções também para bebês. A inovação surgiu, digamos, da necessidade. “Sou pai e tem uma integrante do grupo que é mãe. Sabemos do trabalho que é o processo de trocar um nenê: tirar a fralda, limpar com lenço umedecido, passar a pomada. Por que não facilitar?”, indaga o aluno Lincoln da Silva Cunha, do grupo DB8, que criou o Dual Baby, um lenço umedecido já com pomada antiassadura.

Pensar, pesquisar, planejar, executar, expor, vender. As etapas que englobam a realização da Feira e o lançamento dos produtos são longas e árduas, mas, segundo os participantes, extremamente recompensadoras. “Aprendemos na prática diversas ações extremamente importantes para a nossa carreira”, afirma Vanessa Prieto. “A Inova pega tudo aquilo que aprendemos em sala de aula e exige de nós o exercício. Chegamos ao mercado de trabalho com vasta bagagem”, acrescenta Diego.

Aspirações fazem parte dos quase 300 estudantes que participaram do evento como expositores ou na organização. “Torcemos muito para que passe um empresário aqui e compre a nossa invenção. Isso seria bom para nós e, logicamente, para o mercado”, acredita Augusto. Potencialidade para isso, a esmagadora maioria dos projetos tem.

A recompensa vai também para quem, dos bastidores, acompanha cada encenação. “Estou extremamente feliz. A cada Feira eles se superam. Os inventos são sensacionais, vamos torcer para que essas ideias saiam daqui direto para a linha de produção de alguma grande empresa”, diz o diretor dos cursos de Administração e Gestão de Marketing, prof. Cláudio Cunha, que acredita que a Inova é um dos grandes diferenciais das graduações.

De acordo com o docente, o apoio da mantenedora da UnG foi fundamental para a realização da Feira. Em dois dias de evento, cerca de cinco mil pessoas viram as inovações dos estudantes.

Vencedores da Feira Inova

1.º lugar no conjunto geral (produto, estande e atendimento)
Grupo: Smart Day’s
Invento: Calendário Digital
Prêmio: 50% do valor do Baile de Formatura, concedido pela Prisma Formaturas

1.º lugar na Categoria Produtos
Grupo: Ridec
Invento: Registro Inteligente de Controle
Prêmio: Aparelhos celulares da TIM, concedidos pela loja Life Tech

1.º lugar na Categoria Estande
Grupo: Right Time
Invento: Aparelho Indicador do Nível de Gás do Botijão
Prêmio: jantar no restaurante e chopperia alemã Schoppen

Outros grupos que tiveram significativa pontuação

Grupo: Beautiful Chair
Invento: Cadeira Especial para Manicure

Grupo: Stop Clone
Invento: Aparelho para Evitar Clonagem de Cartões

Grupo: Clean X
Invento: produto especial para limpeza de vaso sanitário


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar