Acesse:

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Financiados pela Fapesp, pesquisadores de Odontologia participam de congresso internacional

Dra. Magda Feres e dr. Marcelo de Faveri apresentaram pesquisas sobre periodontia. Evento é um dos mais importantes da área
Portal UnG (17/08/2009) – Pesquisas desenvolvidas pelo Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UnG, composto por mestrado e doutorado, estiveram em evidência em um dos mais importantes eventos científicos do mundo na área de periodontia – uma das áreas de concentração do stricto sensu da Universidade –, o Congresso Europerio, que alcançou sua 6.ª edição.

Realizado entre 4 e 6 de junho, em Estocolmo, na Suécia, o evento científico foi organizado pela Federação Europeia de Periodontia e teve a participação de 6.400 pesquisadores de todo o mundo, entre ouvintes e expositores.

Representando a UnG estavam os docentes Magda Feres, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UnG, e Marcelo de Faveri. Ambos receberam verba da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) para participar do Congresso.

Feres apresentou oralmente na sessão “Control of infection and Inflammation” os resultados do estudo microbiológico intitulado “Benefícios clínicos e microbiológicos de antibióticos sistêmicos combinados ao bochecho de clorexidina no tratamento da periodontite crônica”. Já Faveri, expôs o pôster com resultados da pesquisa “Efeitos clínicos e microbiológicos da associação sistêmica de amoxilina e metronidazol na raspagem e elisamento radicular em indivíduos com doença periodontal agressiva generalizada”. Ambos têm apoio da Fapesp para o desenvolvimento dos estudos. “Pouquíssimos brasileiros realizaram apresentações orais neste congresso, o que me faz crer que a minha tenha servido para dar visibilidade aos estudos que temos desenvolvido no Brasil com o apoio da Fapesp. Além disso, alguns pesquisadores demonstraram grande interesse em visitar nosso centro de pesquisa clínica na UnG, que tornou-se referência internacional nos estudos de terapia periodontal”, relata Magda.

Segundo ela, o evento também serviu para estreitar ainda mais o relacionamento científico com A. J. Winkelhoff, renomado pesquisador Holandês na área de microbiologia oral.

Marcelo de Faveri enfatizou que há planos para o desenvolvimento de pesquisas na área periodontal em conjunto com pesquisadores de outros países. Seu trabalho já gerou um artigo científico enviado para o Journal of Clinical Periodontology.

O próximo Congresso Europerio acontecerá em 2012, em Viena, na Áustria. Informações: www.efp.net
Compartilhe:

Voltar