Acesse:

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Guarulhos tem mais de 500 espécies de animais silvestres

Levantamento contou com o apoio de estudantes e pesquisadores da área de ciências biológicas da UnG
Portal UnG (28/10/2010) – O número de animais silvestres que vivem na cidade cresceu. O último levantamento, realizado em 2009, registrava 349 espécies de vida livre. Em 2010, esse número aumentou para 501. A pesquisa é feita pela Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com outras instituições, desde 2007 – ano de lançamento do programa Guarulhos tem biodiversidade. O programa consiste na identificação e no registro da existência de animais silvestres, com a finalidade de ampliar a bibliografia sobre a fauna local.

Entre as mais de 500 espécies identificadas, 54 são aracnídeos – aranhas e escorpiões –, 41 são borboletas, 28 são anfíbios, 3 são peixes – guaru, cará e lambari-limão –, 261 são aves, 55 são répteis – cobras e lagartos, e 63 são mamíferos – saguis, gambás, suçuaranas, jaguatiricas, morcegos, lontras, capivaras, e muitos outros. Na lista de animais ameaçados de extinção há 35 registros, entre eles o do urubu-rei, sagüi da serra escuro, gato do mato pequeno, bugio ruivo, suçuarana, jaguatirica, lontra, morcego e furão.

Entre as entidades que colaboraram com o levantamento está a Universidade Guarulhos, especificamente a área de ciências biológicas da Instituição e o Grupo de Estudos em Arachnida. Também participaram: Instituto Butantan, Econature, Centro de Controle de Zoonoses, Divisão de Fauna da Prefeitura de São Paulo, Parque Ecológico do Tietê, Centro de Estudos Ornitológicos, Cenap/ICMBio, Infraero e Setor de Lepdópteros da MZUSP.
Compartilhe:

Voltar