Acesse:

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Cursos da UnG realizam atendimentos sociais

Ação Comunitária no Sesi ofereceu mais de 80 serviços gratuitos. Clique aqui e veja as fotos
Portal UnG (28/05/2012) – Luciana Aparecida Dias, 34 anos, mãe de Weslei Dias, 6 anos, e Natália Dias, 2 anos, chegou cedo para aproveitar todas as atividades oferecidas durante a Ação Comunitária no Sesi, que aconteceu no último sábado, 26, das 9h às 17h, no Cocaia, em Guarulhos.

O primeiro local que Luciana levou as crianças foi no escovódromo, ação desenvolvida pelo curso de Odontologia da UnG. “O teatro musical, pintura no rosto e as informações sobre técnicas de higiene bucal chamaram minha atenção. Meus filhos gostam de escovar os dentes, mas não sabem escová-los da forma correta. Os estudantes foram muito atenciosos e explicaram tudo com muita cautela e paciência”, disse a mãe de Weslei e Natália.

Cerca de 40 estudantes de diferentes semestres do curso estavam presentes na ação, além de quatro professores. “Oferecemos também atendimentos para adultos. Orientamos sobre problemas bucais e pudemos perceber que, assim como nos anos passados em que participamos dessa ação, o maior problema constatado foi referente à gengiva”, disse a profa. Mônica Andrade Lotufo, acrescentando ainda que alguns casos foram encaminhados para a Clínica da Odontologia da UnG.

Na outra ponta, os participantes puderam medir a pressão arterial e ganhar brindes com o bingo da saúde, atividades desenvolvidas pelo curso de Enfermagem, e realizar triagem para medir a qualidade da audição e da fala, na sala de atendimento do curso de Fonoaudiologia. “Notamos problemas de rouquidão em algumas pessoas e falta de informação quanto à higienização correta das orelhas. Outro fator que fizemos questão de reforçar é sobre o mau uso de fones de ouvido, principalmente entre os adultos”, disse a profa. Ana Paula Lefevré.

Além dos atendimentos oferecidos pelos cursos de Odontologia, Fonoaudiologia e Enfermagem, os participantes também receberam orientações sobre alimentação saudável, orientação jurídica e conferiram a exposição de animais sinantrópicos, venenosos e peçonhentos. “O que mais chamou a atenção das pessoas foi ver os bichos de perto, como a barata de Madagáscar e os ratos e escorpiões. Nossa intenção é mostrar os cuidados que devemos ter com os animais sinantrópicos, que são bichos que vivem próximos de nós e que trazem doenças à saúde do ser humano”, explica o prof. de Ciências Biológicas, Silas Lobo.

As ações desenvolvidas durante a iniciativa tiveram foco nas áreas de saúde, educação, esporte e lazer, cultura, cidadania e meio ambiente. Além dos atendimentos da UnG, houve também emissão de RG, exame de glaucoma, teste rápido de HIV, apresentações culturais, corte de cabelo e manicure, massagem, teste de glicemia (diabetes), entre outros. Foram mais de 80 mil serviços gratuitos, mil voluntários e quase 80 mil atendimentos.


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar