Acesse:

terça-feira, 17 de outubro de 2006

Professor José Willian Vesentini abre a IV Semana de Geografia

Docente da USP, Vesentini falou sobre o ensino da Geografia no século XXI. Evento continua hoje e, depois, volta no dia 26 com mais atividades
Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo e livre-docente da mesma instituição, o professor José Willian Vesentini abriu na noite de ontem, dia 16, a quarta edição da Semana Acadêmica de Geografia.
Abordando o mesmo tema que intitula seu livro (O Ensino da Geografia no Século XXI; Editora Papirus; 2004), o docente, que tem mais de 20 anos de experiência na área de educação, mostrou como o ensino da Geografia vem se adequando às mudanças que vêm ocorrendo no ensino mundial.

Baseado em dois modelos de educação, o francês e o americano, o professor traçou um paralelo do ensino da Geografia. Enquanto que na França foram introduzidas aulas de geologia e economia, nos Estados Unidos aumentaram a carga horária de assuntos ligados à Geografia. “Mesmo com algumas diferenças, ambos os países inseriram no currículo temas que são de extrema importância, como a carência de água, efeito estufa, questão ambiental e globalização”, disse à platéia de cerca de 200 estudantes.

Em relação ao ensino da especialidade no Brasil, Vesentini disse que nada mais é do que uma cópia do projeto americano. “O Brasil sempre se inspira em modelos europeus ou americano. Dificilmente criamos coisas novas”, comentou.
Quando perguntado sobre a importância de mostrar isso aos futuros professores de Geografia, Vesentini enfatizou que é fundamental que eles tenham consciência das mudanças que ocorrem no mundo. “Eles têm de refletir sobre o porquê e para quem irão ensinar a Geografia. Têm de perceber que tudo é diferente do que acontecia no século XX.”

O diretor do curso de Geografia da UnG, professor Alberto Pereira dos Santos, que é orientando de Vesentini no doutorado, apontou a palestra do professor como o grande diferencial da IV Semana da graduação. Segundo ele, esse evento tem uma grande importância cultural e curricular para os alunos.

Como foi dividida em duas partes, a Semana de Geografia continua hoje com a realização de palestra, mesa-redonda e exibição de filmes e, depois, volta no dia 26 de outubro.

Terça-feira
17/10
Quinta-feira
26/10
Sexta-feira
27/10
Sábado
28/10
Horário
19h30 às 21h

Exibição do Filme
Milton Santos: Por uma Outra Globalização

Horário
21h30 às 22h30

Mesa Redonda
Por uma Outra Globalização

Convidado
Ms. Fábio Contel
Doutorando em Geografia Humana – USP

Local
Anfiteatro F, Campus Guarulhos – Unidade Centro
Horário
19h30 às 22h30

Palestra
Operações Antárticas Brasileiras

Convidado

Ms. Ricardo Augusto Felício
Metereologista – USP

Local
Anfiteatro F, Campus Guarulhos – Unidade Centro
Horário
19h30 às 21h

Palestra
O Papel da Migração no Município de Guarulhos: Tendências Recentes

Convidado
Ricardo Antunes de Abreu
Sociólogo – Unicamp

Local
Anfiteatro F, Campus Guarulhos – Unidade Centro
Horário
13h30 às 16h30

Mostra Acadêmica
Trabalhos realizados pelos estudantes de Geografia – UnG

1. Geografia Agrária: da teoria à prática

2. Rússia atual: relato de viagem
3. Música e Ensino de Geografia

Local
Anfiteatro F, Campus Guarulhos – Unidade Centro


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar