Acesse:

terça-feira, 7 de agosto de 2007

Desembargador Euclides de Oliveira abre a Semana Jurídica

O evento, que este ano chega à 20.ª edição, continua até sexta-feira. No mês em que se comemora o Dia do Advogado, saiba o que é preciso para se destacar
Tradicional na UnG, a Semana Jurídica deu início à sua 20.ª edição na noite desta segunda-feira (6), com a palestra do desembargador dr. Euclides de Oliveira. Um dos maiores especialistas em direito da família no País, o magistrado fez uma explanação das três formas de união familiar (casamento, união estável e concubinato) e dos efeitos jurídicos que cada uma delas comporta.

Segundo o desembargador, apesar das mudanças proporcionadas pelo novo Código Civil, que entrou em vigor em 2003, o direito da família teve sua grande evolução com a Constituição Federal, implantada em 1988. “Esse documento ampliou o conceito de família, tratou do divórcio de maneira inédita e estabeleceu a igualdade dos cônjuges e dos filhos”, explicou Oliveira. “Essas transformações refletiram em leis, que hoje são aplicadas de maneira rígida.”

Oliveira considera as medidas implantadas extremamente positivas, especialmente aquelas que fizeram com que desaparecesse a idéia de que as famílias deveriam ser patriarcais, ou seja, com poder absoluto dos homens. “Estabelecer a igualdade entre os sexos é uma grande evolução”, acredita o desembargador. Um exemplo disso é em relação ao sobrenome. Hoje, tanto a mulher quanto o homem podem utilizar o sobrenome do parceiro(a) após o casamento.

Apesar da evolução, alguns pontos, na visão do especialista, ainda precisam ser reformulados, como os que se referem à clonagem humana, aos novos meios de filiação, à reprodução assistida, etc.

Presente à cerimônia de abertura, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) seção Guarulhos, dr. Airton Trevisan, disse que o evento é uma excelente iniciativa para colocar os acadêmicos em contato com os profissionais da área. “Essa experiência desperta em cada universitário a vocação para determinadas áreas da carreira jurídica.”

A 20.ª edição da Semana Jurídica, realizada em paralelo à 2.ª Semana Farias Brito, acontece até a próxima sexta-feira, um dia antes da data em que se comemora o Dia do Advogado. De acordo com o diretor do curso de Direito da UnG, prof. Rodrigo Capez, os alunos terão muito a ganhar com a seleção de profissionais escalada para as apresentações.

O Portal UnG aproveitou a oportunidade para perguntar aos magistrados como está o mercado de trabalho na área jurídica e o que, afinal, é preciso fazer para conquistá-lo.

“É um mercado competitivo como o de todas as profissões. Quem se especializar e investir mais em si mesmo pode esperar uma boa recompensa, pois a advocacia é uma profissão rentável e extremamente agradável de ser praticada. Hoje, não basta ser competente e honesto, é preciso fazer um marketing pessoal e expor seus diferenciais.”

Dr. Airton Trevisan é advogado e presidente da OAB-Guarulhos
O mercado é vasto e as possibilidades são imensas. Cabe a cada qual procurar um nicho. Hoje, o profissional formado em Direito não pode se limitar à advocacia de menor porte, pois nessa, os espaços estão congestionados. Ele precisa se arriscar e ter grandes aspirações. Juiz, delegado, auditor fiscal, procurador do Estado, do Município e da Federação são algumas das ramificações alternativas. Basta estudar.

Dr. Rodrigo Capez é juiz e diretor do curso de Direito da UnG.

· Clique aqui e veja a programação


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar