Acesse:

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Pesquisadores são premiados no JIC-UnG

No total, 95 trabalhos foram apresentados. Veja a galeria de fotos

 

Na última quarta-feira (09), estudantes de diferentes cursos e docentes acompanharam as apresentações e a entrega da premiação aos pesquisadores que se destacaram na XI Jornada de Iniciação Científica da UnG. Após o dia inteiro de atividades, cuja programação incluiu exposição de paineis das pesquisas em desenvolvimento pelo Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) da Universidade e do CNPq (cota destinada à UnG), a Coordenação de Pesquisa da Instituição premiou os três primeiros trabalhos de cada categoria: Ciências Exatas, Tecnológicas e da Terra; Ciências Humanas e Sociais; e Ciências Biológicas e da Vida.

Entre os critérios de avaliação dos trabalhos estavam conteúdo, apresentação e qualidade estética dos pôsteres. No total, 95 pesquisas foram apresentadas. “Esse tipo de exposição incentiva e desperta nos estudantes a curiosidade pela pesquisa e nos mostra que é possível desenvolver a ciência em áreas que nunca imaginávamos”, acredita a coordenadora de Pesquisa da Universidade, profa. Regina de Oliveira Arruda.

A reitora da UnG, profa. Luciane Lúcio Pereira, parabenizou os participantes e disse que o número é uma mostra do incentivo da UnG para o desenvolvimento científico e tecnológico do País. “É por meio da pesquisa e de seus resultados que podemos transformar a sociedade”, disse.

“Parabéns a todos que tiveram a coragem de enfrentar o desafio da pesquisa. É preciso muita dedicação para encarar as aulas da graduação, os trabalhos, os afazeres de casa, entre tantas outras atividades do dia a dia e, incorporar nesta rotina os desdobramentos de uma pesquisa. Essa experimentação é importante para o estudante, que por meio dessa experiência poderá descobrir qual caminho deseja seguir na carreira, seja em docência, na área clínica ou pesquisa”, falou o pró-reitor de Graduação, prof. Mário Alberto Perito. 

Estudantes da Escola Bom Pastor II, participantes do programa Pibic Ensino Médio, também apresentaram suas pesquisas e surpreenderam os participantes.

No período da tarde, os participantes também acompanharam a palestra “Aspectos éticos em pesquisa com seres humanos”, proferida pela reitora da Universidade Santo Amaro (Unisa), profa. Margareth Priel. “É um prazer falar sobre pesquisa para jovens estudantes. O primeiro contato que temos com a metodologia científica costuma ser traumática, pois nos deparamos com muitas normas e técnicas. Porém, com o tempo, passamos a desenvolver um novo olhar sobre ela, e a partir deste momento passamos a construir um novo saber, aquele que vai além do senso comum”, contou.

Os primeiros colocados ganharam um tablet 08 GB; os segundos colocados receberam um HD portátil 500 GB; e os terceiros colocados e premiados no PIBC-EM levaram para casa um pen-drive 32 GB.

Premiação XI Jornada de Iniciação Científica

PIBIC-UnG/CNPq

CBS - Ciências Biológicas e da Vida
Nome Orientador Curso Título 
Daniele Bruno Falcão Soares André Reis Odontologia Avaliação da integridade marginal de restaurações realizadas com novos sistemas adesivos em dentina.
Carlos Eduardo Mercurio Leandro Chambrone Odontologia Avaliação da utilização de implantes sla em protocolos de carga precoce e imediata. Uma revisão sistemática.
Suellen da Silva Maciel Poliana Mendes Odontologia Efeitos da raspagem e alisamento radicular associado ao uso do metronidazol e amoxicilina sistêmicos nos níveis de hemoglobina glicada em diabéticos do tipo 2.

 

CET - Ciências Exatas, Tecnológicas e da Terra
Nome Orientador Curso Título 
Natali Fernandes Savio Carlos Eduardo Sassano Química Efeito do processamento térmico no perfil de ácidos graxos do hambúrguer de carne bovina.
Tauan Fellipe Bandeira Ribeiro Márcio Roberto Magalhães de Andrade Engenharia Ambiental Levantamento epidemiológico de resultados laboratoriais de glicemia de jejum e hemoglobina glicada na população adulta do município de Guarulhos atendida pelo Laboratório de Análises Clínicas da UnG.
Bruna Daniele de Carvalho Gimenez Márcio Roberto Magalhães de Andrade Gestão Ambiental Avaliação da qualidade ambiental do município de Guarulhos (SP) com base no mapeamento da cobertura arbórea na escala de 1:10.000.

 

CHS - Ciências Humanas e da Saúde
Nome Orientador Curso Título 
Fábio Roberti Coelho Mara Poltronieri Psicologia Produção científica sobre a utilização da terapia cognitivo-comportamental no tratamento da dependência química.
Patricia Lorena Gonçalves Simone Ferreira da Silva Domingues Psicologia Autismo e teoria da mente: um estudo preliminar do “estado da arte.
Elisa Silva Mazzuca Daniel Carlos de Campos Arquitetura Preservação do patrimônio: a importância do conhecimento da história das Cidades na formação do indivíduo como cidadão.

 

PIBIC Ensino Médio

CHS - Ciências Humanas e da Saúde
Nome Orientador Título 
Leandro Montino Oliveira Josiane Lima de Gusmão Hábitos e estilo de vida de trabalhadores do serviço de higiene e limpeza de um hospital público, geral e de grande porte de São José dos Campos - SP.
Jhenifer Keiko Koba dos Santos Luciene Cristina de Figueiredo Contaminação do ambiente do consultório odontológico.


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar

Notícias Relacionadas


quinta-feira, 30 de outubro de 2014
JIC-UnG premia pesquisadores

quarta-feira, 24 de outubro de 2012
JIC-UnG premia pesquisadores

terça-feira, 20 de setembro de 2011
Pesquisadores de Odontologia são premiados em congresso nacional

quarta-feira, 20 de outubro de 2010
Alunos da Uati-UnG são premiados em concurso paulistano

quarta-feira, 1 de setembro de 2010
Pesquisadores indianos ministram palestra na Universidade

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
Evento reúne pesquisadores da área de Paleontologia

segunda-feira, 17 de agosto de 2009
Financiados pela Fapesp, pesquisadores de Odontologia participam de congresso internacional

sexta-feira, 14 de agosto de 2009
Pesquisadores do Canadá visitam a UnG para o desenvolvimento de estudo

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009
Na UnG, os melhores alunos são premiados

sábado, 18 de novembro de 2006
Conic e Coint – Semesp e JIC-UnG já estão em atividade