Acesse:

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Alunos de Medicina Veterinária realizam diversas ações solidárias

Adoção responsável e palestras em escolas públicas foram algumas das ações

Cerca de 30 alunos do 8.º semestre do curso de Medicina Veterinária da Universidade Guarulhos (UnG), realizaram durante os últimos meses, diversas atividades solidárias  para a disciplina de Projetos Integrados em Medicina Veterinária 1. Sob a orientação do prof. Fábio Futema, os estudantes se envolveram em ações de adoção responsável, resgate animal, castração, entre outros.

A disciplina teve como objetivo incentivar a criação das várias etapas de um projeto, objetivando a redução de custos com retrabalhos, diminuição do prazo de elaboração das ações, integração entre as interfaces da iniciativa, entre outros conceitos. “Os alunos iniciaram as atividades desinteressados, porém, com o decorrer das aulas e a vivência de seus projetos, eles começaram a se auto motivar e hoje, mesmo com o término da disciplina, há um enorme esforço em dar continuidade aos trabalhos”, explica o prof. Futema.

Conheça os projetos dos alunos:

Adoção responsável

O grupo desenvolveu cartilha com informações sobre como cuidar adequadamente dos animais de estimação, desde o momento da adoção até a rotina e cuidados básicos com a saúde do animal. Foi desenvolvido um questionário para avaliar o perfil da pessoa, como por exemplo, a viabilidade em ter um animal, perfil do melhor bicho para adoção (cão, gato, pequeno porte, médio ou grande, calmo ou agitado), entre outros.

Amigos sem tamanho

O grupo desenvolveu projeto que auxilia na adoção de animas de grande porte (bovinos, equinos, suínos, caprinos ou ovinos). Muitos animais de carroceiros aprendidos ou abandonados são destinados para centros de zoonoses e ficam por lá por falta de divulgação para adoção. O grupo realizou visitas técnicas nas zoonoses e hoje eles estão finalizando um site para ajudá-los na divulgação destes trabalhos.

Posse responsável

Estes alunos desenvolveram cartilha e apresentação sobre posse responsável para crianças e adolescentes em duas escolas de ensino básico e fundamental, uma particular e outra pública. Os alunos se fantasiaram de animais e representaram de forma criativa e alegre as informações contidas na cartilha. As crianças também receberam exemplares da publicação, brindes e assistiram a um vídeo com informações importantes sobre resgate animal. O projeto teve como objetivo orientar o público sobre como proceder no momento de socorro animal e qual órgão responsável procurar. Cartilha, panfletos, banner e site foram produzidos para esta ação.

Cães amigos de rua

Este grupo desenvolveu um projeto com moradores de rua da cidade de Suzano e teve como objetivo levar informações sobre cuidados com os animais. Os alunos conversaram com os moradores e também levaram alimentos, vestimentas e medicações a essas pessoas. O grupo também produziu um vídeo com o passo a passo deste trabalho.

Castração de cães e gatos

Os alunos desenvolveram um projeto de castração com animais de rua, de organizações não governamentais e de clínicas veterinárias na cidade de Mogi das Cruzes. Este projeto foi vinculado ao projeto “Amigos de Rua” do município.

Resgate animal

Este grupo auxiliou pessoas que encontram animais nas ruas e que necessitavam de ajuda e informações sobre como tratar bichos atropelados, vítimas de maus tratos, entre outras. O grupo desenvolveu cartilha e banners com informativos, entre outras ferramentas para divulgar orientações.

Caso queira contribuir com alguma ação ou obter mais informações sobre os projetos, entre em contato com o prof. Fábio Futema, pelo email: ffutema@prof.ung.br.

Compartilhe:

Voltar