Acesse:

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Sugestão de Pauta: Despoluir represas e rios seria a melhor saída para a crise hídrica?

O governador Geraldo Alckmin afirmou há alguns dias que a Represa Billings deverá ter uma participação maior no abastecimento de água nos próximos meses. Com um tamanho semelhante ao Cantareira, mas com águas poluídas, a Billings pode ser utilizada para socorrer consumidores que hoje são abastecidos pelos sistemas Guarapiranga e Alto Tietê. A Represa tem 1,2 bilhão de metros cúbicos e está com mais de 50% de reservação.

Assim como as águas do Rio Tietê, a poluição da Billings vem de esgoto jogado direto no manancial, da ocupação irregular de suas margens e do assoreamento. Vale ressaltar que parte do volume da Billings é destinado a geração de energia na Usina Henry Borden, em Cubatão, cuja produção abastece indústrias da Baixada Santista.

Um teste com uma amostra da Represa Billings mostrou que as bactérias escherichia coli, salmonella e shigella estão presentes na água. A Sabesp disse que é possível fazer a despoluição das águas da Represa Billings.

É possível fazer a despoluição da Represa Billings e do Rio Tietê? Quais seriam as melhores alternativas para conter a crise hídrica em São Paulo? Quais as doenças que podem ser desenvolvidas a partir do consumo de águas poluídas? Qual a visão dos especialistas em água sobre a atual situação?

Caro jornalista,

Caso esteja pensando em escrever algo sobre o assunto, a Assessoria de Comunicação da Universidade Guarulhos (UnG) coloca à disposição para entrevistas:

- Prof. Dr. Reinaldo Romero Vargas, docente do mestrado em Análise Geoambiental da UnG.  Sua produção científica e tecnológica está contextualizada nas áreas de Avaliação de Recursos Hídricos em Bacias Hidrográficas, Saneamento Ambiental e Indicadores de Qualidade de Água.

- Profissionais da área da saúde para falar sobre os problemas de saúde causados pelo consumo de águas contaminadas.

Por favor, nos contate.

Assessoria de Comunicação – UnG

Adriano Magrinelli – amagrinelli@ung.br(11) 9.7532-3078
Camila Garcia –
camsilva@ung.br – (11) 9.9695-1503
Jéssica Lima – jmlima@ung.br – (11) 9.9104-7067

--------------------------------------------------
Tels.: (11) 2464-1652 / 2464-1764/ 2464-1775

Redes sociais UnG
Facebook: @universidadeguarulhos
Twitter: @UnG_Oficial
YouTube: UniversidadeUnG

Compartilhe:

Voltar