Acesse:

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Sugestão de Pauta: Conservação do solo e a crise hídrica

Desde o início do ano passado, a população da região Sudeste do Brasil foi surpreendida com uma grande falta de água, em especial o Estado de São Paulo. Racionamento, crise hídrica, falta de energia elétrica e apagão foram alguns dos temas mais propagados pelos veículos de comunicação e debatidos nos encontros entre amigos e familiares. A população brasileira, que nunca havia sentido na pele a falta deste importante recurso natural, se viu obrigada a refletir sobre o assunto. Água, e se faltar?

Nesta quarta-feira (15) é celebrado o Dia Nacional de Conservação do Solo. A data, que foi instituída pela Lei 7.876/89, tem como objetivo aprofundar os debates sobre a importância do uso e manejo sustentável da terra. O uso irregular do solo pode acarretar a erosão, um dos grandes problemas causados pelo mau uso do solo, situação que pode reduzir a sua capacidade produtiva, prejudicando setores como a agricultura. Além disso, o seu uso insustentável compromete os recursos hídricos, como rios, lagoas e oceanos. Quando isso é prejudicado, acaba causando o assoreamento e contaminação mananciais, consequentemente, a degradação dos ecossistemas como um todo.

O mau uso do solo também causa a saturação do solo, impregnação de substâncias poluentes e o deslizamento de terras em regiões de morro.

Até que ponto, a mau uso do solo está atrelado a crise hídrica que assola o sudeste do País? Quais outros problemas que enfrentamos atualmente podem estar atrelados ao mau uso do solo? Como o brasileiro/paulista utiliza o solo? Como equilibrar a relação entre o homem e a natureza?

Caro jornalista,

Caso esteja pensando em escrever alguma matéria sobre o assunto, a Assessoria de Comunicação da Universidade Guarulhos (UnG) coloca à disposição para entrevistas:

- Prof. Dr. Antonio Manoel dos Santos Oliveira, geólogo e docente do mestrado em Análise Geoambiental da Universidade;

- Prof. Dr. Reinaldo Romero Vargas, químico ambiental e coordenador do mestrado em Análise Geoambiental da Instituição.

Por favor, nos contate.

Assessoria de Comunicação – UnG

Adriano Magrinelli – amagrinelli@ung.br – (11) 9.7532-3078
Camila Garcia – camsilva@ung.br – (11) 9.9695-1503

Jéssica Lima – jmlima@ung.br – (11) 9.9104-7067
--------------------------------------------------
Tels.: (11) 2464-1652 / 2464-1764/ 2464-1775

Redes sociais UnG

Facebook: @universidadeguarulhos
Twitter: @UnG_Oficial
YouTube: UniversidadeUnG

Compartilhe:

Voltar