Acesse:

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Sugestão de Pauta: Os novos partidos brasileiros

De acordo com as regras do Tribunal Superior Eleitoral, os partidos que quiserem lançar candidatos devem validar, até o dia 5 de outubro, as 492 mil assinaturas necessárias para a formalização de uma nova sigla. Próximo da data limite, o Partido Militar Brasileiro (PMB) corre para que a legenda seja regulamentada e possa concorrer nas próximas eleições. Segundo a direção do PMB, o partido pretende lançar o ministro Joaquim Barbosa à presidência, em 2016.

Desde a redemocratização, em 1988, o Partido Militar seria o 32.º partido a ser criado no Brasil. O ministro do STF foi uma escolha praticamente unânime dentro das eleições internas do partido. Segundo reportagem da revista Carta Capital, a formalização do convite ainda não foi feita, mas o diretor da legenda, Capitão Augusto, diz que tem esperanças que ele aceite o novo desafio.

O Partido Militar surge, segundo seu estatuto, para suprir a “necessidade” de a sociedade brasileira resgatar a ética, a moral e a honestidade na política nacional, valores cultuados pelos militares. Dentre as propostas do PMB estão o porte de arma para o “cidadão do bem”, a redução da maioridade penal, o adicional noturno para militares e um firme posicionamento contra a legalização de drogas.

Diante do atual cenário político social do Brasil, quais serão os desafios do novo partido? O PMB será de esquerda ou de direita? Seria o traçado para a volta do militarismo no País? A ex-senadora Marina Silva, espera que a legenda que fundou, a Rede Sustentabilidade, tenha sua criação aprovada pelo plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 1º de outubro. Paulinho da Força Sindical continua na batalha para registro do partido Solidariedade, mesmo após suspeitas de assinaturas fraudadas. O que esperar da política brasileira?

Caro jornalista,
Caso esteja pensando em escrever algo sobre o assunto, a Assessoria de Comunicação da Universidade Guarulhos (UnG) coloca à disposição para entrevista o advogado e professor de Ciência Política da Universidade, Marcos Antônio Silva.

Por favor, contate-nos.

Assessoria de Comunicação – UnG

Adriano Magrinelli – amagrinelli@ung.br – (11) 9.7532-3078
Camila Garcia – camsilva@ung.br – (11) 9.9695-1503
--------------------------------------------------
Tels.: (11) 2464-1652 / 2464-1764/ 2464-1775

 

 

 

Compartilhe:

Voltar