Acesse:

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Sugestão de Pauta: Trabalho noturno pode provocar danos ao metabolismo em longo prazo, diz estudo

Pesquisa recente desenvolvida por especialistas do Sleep Research Centre, da Universidade de Surrey, na Ingleterra, revelou como os turnos de trabalho noturnos podem alterar o metabolismo e prejudicar o bom funcionamento molecular. O estudo mostra que trabalhar de madrugada pode provocar um "caos" no corpo humano e causar danos à saúde em longo prazo.

Segundo os autores do estudo, publicado na revista científica "Proceedings of the National Academy of Sciences" em janeiro deste ano, o corpo humano segue um ritmo natural próprio e o relógio biológico é programado para ficar ativo durante o dia e repousar à noite.

A pesquisa foi realizada com 22 pessoas que trabalhavam durante o dia e que foram transferidas para turnos noturnos.  Os exames de sangue mostraram que, em média, 6% dos genes humanos são programados para ficar mais ou menos ativos, atuando em sintonia em momentos específicos do dia. Uma vez em que os voluntários passaram a trabalhar à noite, essa sintonia genética se perdeu.

Mas quais alterações físicas essas mudanças podem causar no organismo? Hormônios, humor, atividade cerebral e desempenho físico e mental podem ser modificados? Quais outros problemas podem ser gerados em longo prazo na saúde de pessoas que trocam o dia pela noite?

Caro jornalista, caso esteja escrevendo matéria sobre o assunto, a Assessoria de Comunicação da Universidade Guarulhos (UnG) coloca à disposição para entrevistas a fisiologista Rosa Andrea Laiso, docente do curso de Fisioterapia da Instituição.

Por favor, nos contate.

Assessoria de Comunicação – UnG

Adriano Magrinelli – amagrinelli@ung.br – (11) 9.7532-3078
Camila Garcia – camsilva@ung.br – (11) 9.9695-1503
Jéssica Lima – jmlima@ung.br – (11) 9.9104-7067
--------------------------------------------------
Tels.: (11) 2464-1652 / 2464-1764/ 2464-1775

 

Compartilhe:

Voltar