Acesse:

terça-feira, 5 de dezembro de 2006

Uati-UnG encerra o ano com homenagens e apresentações culturais

Estudantes da terceira idade contracenaram em peças teatrais, apresentaram obras artísticas e homenagearam dona Olga, a integrante mais idosa do grupo
Uma viagem ao túnel do tempo marcou o início da festa que encerrou as atividades deste ano da Universidade Aberta da Terceira Idade (Uati) da UnG. Utilizando-se do conteúdo aprendido nas aulas de Informática, um grupo de alunos organizou uma apresentação com antigas fotografias de dona Olga Abud, que aos 81 anos é a integrante mais idosa do grupo. A homenagem emocionou a aluna, participante da Uati-UnG desde seu início. “Estou muito emocionada. Um dos melhores aprendizados que tive aqui foi construir novas amizades, as quais levarei para o resto da minha vida”, disse ela após vestir a faixa de Miss Terceira Idade, título conquistado em outubro após uma disputa com dezenas de senhoras de Guarulhos.

O evento, realizado na tarde desta quarta-feira no Anfiteatro F do Campus Centro – Guarulhos da UnG, ainda expôs outras habilidades do grupo. Uma peça teatral contracenada por eles exaltou a importância de buscar sempre a qualidade de vida; um coral, apresentado em português e em espanhol, cantou cantigas de Natal; a declamação de poemas mostrou o valor das amizades; e uma exposição de obras de arte exibiu o conteúdo aprendido por eles em um semestre de aula. “Tudo o que apresentamos hoje é fruto do que estamos aprendendo da Uati-UnG. Vir aqui toda a semana nos deu um novo sentido à vida”, exclamava dona Olga quando foi interrompida por um chamado de “vovozinha”, vindo de uma companheira de aula.

“Vovozinha é como chamamos essa mulher maravilhosa”, afirmou Santini Basso Leite. “Nós vamos para todas as aulas juntas e conversamos muito. Eu adoro essa vovozinha.”

Santini também faz parte da primeira turma da Uati-UnG e diz que sua vida mudou muito após o ingresso nas aulas. “Eu estava muito parada, vivendo em função da família. Agora, realizo diversas atividades diferentes e divertidas”, salientou.

A simpatia dos professores é uma qualidade em comum apontada pelos alunos. Dona Olga, por exemplo, enfatiza que, em virtude das amizades e dos professores, os quais dispensam atenção redobrada a eles, pretende fazer parte da Uati-UnG enquanto tiver saúde. “Pedi para os meus amigos rezarem pela minha saúde, para que eu possa continuar fazendo parte desse grupo durante muito tempo”, finalizou ela, que completará 82 anos em fevereiro do próximo ano.

A abertura das inscrições para a Uati-UnG está prevista para janeiro de 2007.
Compartilhe:

Voltar