Acesse:

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Oficinas Profissionalizantes das Engenharias

Evento envolveu a participação de diversas áreas da Engenharia 

Entre os dias 17 e 21 de outubro a Universidade UNG ofereceu uma série de oficinas e workshops profissionalizantes voltados às diversas áreas da Engenharia, com a participação de convidados externos e envolvimento do corpo discente da instituição.

No dia 18 o evento recebeu workshop da ABGE, tratando do Risco Geológico E Atuação Da Defesa Civil, Projeto e obras de aterro sanitário e Projeto e obras de metro. “Estes estudos, projetos, obras e mesmo operações, por interagirem de maneira mais próxima com materiais naturais (solos e rochas), possuem incertezas e, consequentemente, riscos maiores e mais difíceis de serem determinados. É importante que os alunos de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental tenham consciência desta particularidade deste tipo de projeto/obra”, destacou o palestrante Flávio Almeida. Em breve o conteúdo deste workshop estará disponível no Youtube para os alunos.

O workshop de geração e transmissão de energia elétrica, ministrado pela por Sheila Gonçalves da Eletrobrás Furnas e Moacir Garcia Jr agregou conhecimento na conscientização acerca das questões ambientais intrínsecas ao processo de obtenção de energia elétrica, por conseguinte utilizando racionalmente os recursos e, portanto, mitigando a expansão desnecessária.

O evento também trouxe workshop sobre o dimensionamento de sistemas solares fotovoltaicos ministrado por Rodrigo Moura do Gru Airport.  “A energia solar fotovoltaica é a fonte de energia renovável que mais cresce em todo mundo. Olhando para o Brasil, esse segmento de mercado está no início e é um ótimo momento para empreender nesse setor que vem prosperando em meio a uma crise econômica e energética. Face a fato descrito, o assunto é de suma importância para o conhecimento técnico e o futuro profissional de nossos engenheiros”, destacou Rodrigo.

Já o workshop de patologia do concreto armado ministrado por Ângela Pingret trouxe aos alunos a importância da boa interpretação dos danos ocorridos na peça que necessita de diversas informações (conhecimento), das três áreas: projeto / execução / materiais. Abrindo os horizontes, em relação a complexidade da Engenharia e a gama de conhecimento que se deseja que o aluno adquira.

O dia 20 recebeu workshop de APQP (desenvolvimento avançado de produto), ministrado por Michel Lima, onde foi destacado o planejamento das atividades de desenvolvimento, em que os alunos serão mais competitivos tornando os custos de produção mais baixos.

Outro grande destaque do evento com grande satisfação dos alunos foi a oficina de seis sigmas Green Belt / RL Associados.  “NBRs aplicadas em desenhos técnicos são importantes na formação, pois permite ao aluno elaborar e interpretar desenhos de ferramentas, dispositivos, produtos e diagramas que são parte fundamental dos documentos de engenharia, essas normas abrangem questões referentes ao formato de papel, representação de desenho, linhas, cotas, legendas, dentre outras. Como engenheiros, os futuros formandos irão lidar diariamente com as questões pertinentes ao produto ou processo a ser desenvolvido ou produzido nas mais diversas companhias espalhadas pelo Brasil e a forma mais direta de comunicação entre áreas é o desenho técnico”, destacou o palestrante Ricardo Nagano.



Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar