Acesse:

quinta-feira, 15 de março de 2007

Goam inicia programa para nova turma

Participantes foram recepcionados pelo vice-reitor de Cultura e Integração Comunitária da UnG, prof. ms. Nelson Figueiredo Filho
Rejane Sampaio Colliri, trader em transportes, tem metas claras para 2007: “eu vou é cuidar mais de mim”. Como na música Saúde, da cantora Rita Lee, ela vai se dedicar a ter um mundo melhor, a começar pela saúde dela e dos filhos.

Acompanhada do caçula Gustavo Luiz Fernandes, Rejane iniciou ontem os encontros na nova turma do Grupo de Obesidade Atendimento Multidisciplinar da UnG (Goam) e pretende levar a sério a iniciativa do Paddac (Programa de Ação Docente-Discente Assistencial Comunitário), que irá ajudá-la a alcançar o seu objetivo. “Quero emagrecer os 39 quilos que engordei nos últimos 16 meses”, quantifica.

Ao dar as boas-vindas aos novos integrantes do Grupo, o vice-reitor de Cultura e Integração Comunitária da UnG, prof. ms. Nelson Figueiredo Filho, tornou-se, ao lado do coordenador do Paddac, prof. José Cândido Cheque, um dos incentivadores e cúmplices desse desafio. “Queremos aproximar as pessoas, pois a troca de energia é sempre positiva. A filosofia do programa é de reeducação, afetividade e motivação. O Goam é uma forma de colaborarmos com a comunidade”, expôs Figueiredo.

Antigamente, com a vida mais tranqüila, as pessoas tinham hábitos alimentares mais saudáveis e controlados. Com a modernidade, no entanto, o consumo de produtos industrializados aumentou, as pessoas deixaram de fazer exercícios físicos e passaram a ver mais televisão “beliscando” guloseimas. “Grande parte da sociedade adquiriu um comportamento inadequado em relação à saúde alimentar. Além disso, há quem utilize a comida como ferramenta de fuga. Nesse caso, estamos diante de um problema emocional”, explica Cheque. “A mudança de comportamento alimentar será fundamental para essas pessoas vencerem o desafio de emagrecer”.

Rejane sabe que a reeducação alimentar é um passo importante para ela – que aos 39 anos e 1,60m, pesa 109 quilos – e para o filho de 10 anos, cujo peso é de 68 quilos.

Ela conta que Gustavo começou a engordar depois dos cinco anos de idade, porém ela acredita que a tendência dele é emagrecer, levando em consideração o aspecto físico dos seus dois outros filhos. “A situação exige cuidados, por isso vou me empenhar nessa dieta. Juntos, vamos conseguir!”, diz entusiasmada.

Ana Maria Nogueira e Paulina Andrade compactuam a idéia de que emagrecer em família é uma boa saída. Tanto que freqüentarão o programa em três irmãs – uma se atrasou e não conseguiu chegar para as boas-vindas.

Paulina descobriu o Goam ao procurar no site da UnG informações sobre o Processo Seletivo. Embora não tenha dado tempo para fazer a prova, ela conseguiu ingressar em um programa da Instituição. “Quero perder 15 quilos, mas tenho dificuldade em conseguir resultado sozinha. Já tentei todas as dietas: do Sol, da Lua, da Sopa (...) O máximo que consigo emagrecer são três quilos, mas é difícil manter”, lamenta. “Sigo um programa de reeducação alimentar de um portal de dieta, mas sei que não terei sucesso sem um estímulo em grupo”, finalizou.

Se é companhia e incentivo que Paulina precisa, na UnG ela encontrará. Já na primeira sessão do Goam, além da irmã Ana Maria, contou com a presença de mais de 40 pessoas que integram a turma. Há, ainda, o respaldo de uma série de profissionais dos cursos de Enfermagem, Nutrição e Psicologia da Universidade. “É muito importante o estabelecimento e o cumprimento de metas. O sucesso de cada componente do grupo é a melhor forma de divulgação do programa, pois um “paciente” satisfeito torna-se um multiplicador de opinião ao indicar o Goam para outros interessados”, acredita Cândido.

Para se inscrever no Goam, basta ligar para o (11) 6464-1737. O atendimento é gratuito.


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar