Acesse:

sexta-feira, 30 de março de 2007

Autoridades abrem o Congresso Regional de Engenharia

Evento, promovido pelo Crea-SP, discutiu as novas diretrizes e competências das profissões ligadas ao Conselho
No século XXI, qual é a nova aspiração das empresas em relação aos seus profissionais? Qual formação as universidades devem oferecer? Durante toda a sexta-feira (30) e o sábado (31), esses são alguns dos assuntos debatidos pelos profissionais e estudantes das áreas de engenharia, arquitetura e agronomia pelo Congresso Regional Preparatório ao VI Congresso Estadual de Profissionais, uma iniciativa do Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) em conjunto com a Asseag (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Guarulhos).

A abertura do evento, cuja sede é a Unidade Guarulhos-Centro da UnG, foi realizada com a presença de diversas autoridades, entre elas: o presidente do Crea-SP, eng. José Tadeu da Silva; o reitor da UnG, prof. dr. Péricles Trevisan; o vice-reitor de Cultura e Integração Comunitária da Universidade, prof. Nelson Figueiredo Filho; o presidente da Asseag, eng. Jorge Marques da Silva Santos; o coordenador da comissão organizadora do Congresso, eng. José Bernardes Felex; a deputada federal Janete Rocha Pietá; o deputado estadual Mário Reali; o secretário adjunto de Desenvolvimento Urbano do município, Roberto Moreno; o eng. Plínio Tomáz, representando todos os conselheiros do Crea-SP; e o coordenador do Colégio de Inspetores da 5.a Região, eng. Carlos Ferreira da Silva; e o diretor dos cursos de Engenharia da UnG, prof. eng. Wilson Aroma.

Antes da abertura, em entrevista ao Portal UnG, o presidente do Crea enfatizou a importância da troca de idéias entre entidades fiscalizadoras e instituições de ensino. “O perfil profissional exigido pelas empresas neste século é diferente do que era determinado há alguns anos. Portanto, a formação dos engenheiros, arquitetos e agrônomos deve acompanhar esse ritmo de mudança. Precisamos desenvolver mais eventos desse tipo e levar a discussão para dentro das universidades.”

Para o reitor da UnG, prof. dr. Péricles Trevisan, “este encontro é um instrumento de grande eficácia para avaliarmos a qualidade do ensino a que nos propomos; é uma oportunidade ímpar de diálogo, de troca de opiniões e conhecimentos”.

Superintendente da Unidade Guarulhos-Dutra da UnG e diretor dos cursos de Engenharia da UnG (Civil, Mecânica e de Produção), o prof. engenheiro Wilson Aroma disse que há quase dois anos tenta aproximar a UnG do Crea-SP, já que é fundamental que os engenheiros e arquitetos graduados saibam da importância da fiscalização da profissão e de fazer parte de uma entidade tão importante como o Crea. “A missão do Conselho é fiscalizar o exercício profissional para não permitir que as atividades desempenhadas por profissionais da área sejam feitas de forma leiga, por pessoas não habilitadas, colocando em risco o patrimônio público e a própria sociedade”, explicou Aroma.

O secretário-adjunto de Desenvolvimento Urbano de Guarulhos, Roberto Moreno, citou três trabalhos realizados no município com ampla participação dos profissionais de engenharia, arquitetura e agronomia: o Plano Diretor (aprovado em 2001, atualmente em fase de revisão), o Código de Edificações e a Lei de Uso e Ocupação e Parcelamento do Solo.

Com mais de 100 mil profissionais na 5.ª Região (composta pelos municípios da Grande São Paulo), a disputa por um espaço no mercado de trabalho está extremamente acirrada. A deputada federal Janete Pietá (PT-SP), arquiteta formada pela UnG, acredita que, a criação do Ministério das Cidades e o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), criado pelo governo Lula, “poderão incentivar a criação de empregos em todas as áreas, especialmente nas que envolvam o desenvolvimento urbano das grandes metrópoles”.

O Congresso de Guarulhos dá continuidade ao ciclo de encontros regionais, que serão realizados até maio e irão culminar com a realização do VI Congresso Estadual de Profissionais, que irá debater possíveis soluções para problemas enfrentados pelas cidades paulistas, contribuindo para o progresso tecnológico e o desenvolvimento dos municípios. Também nessa ocasião serão eleitos os delegados paulistas para o Congresso Nacional de Profissionais, marcado para acontecer em agosto, no Rio de Janeiro.

O evento que acontece nas dependências da UnG também marca o aniversário de 40 anos da Asseag.


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar