Acesse:

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

UnG e Academia do Ar realizam Congresso Nacional de DOV e Operações Aéreas

Evento marca primeira mobilização da categoria, que busca regulamentação da profissão e espaço no mercado de trabalho
Portal UnG (01/12/2011) – DOV? Que profissão é essa? Onde houver uma aeronave de médio ou grande porte decolando, voando ou pousando haverá também o trabalho do DOV em ação. A sigla significa Despachante Operacional de Voo, figura profissional obrigatória por Lei nos quadros funcionais de empresas de transporte aéreo regular.

A fim de divulgar a promissora carreira, cujo salário inicial gira em torno de R$ 4.500,00, e também discutir a regulamentação da profissão, representantes das principais companhias aéreas do país e da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) se reunirão no próximo sábado, dia 03, a partir das 9h, na sede da escola de aviação civil Academia do Ar, localizada na Universidade Guarulhos (UnG), na Grande São Paulo.

A iniciativa de organizar o I Congresso Nacional de DOV e Operações Aéreas surgiu a partir da necessidade de maior mobilização da categoria que, atualmente, não possui representatividade e nem mesmo regulamentação, apesar de a formação existir há mais de 20 anos. “Hoje, a aviação civil conta com cerca de 500 DOVs em atividade, apesar de um campo enorme de trabalho a ser ocupado por este profissional”, salienta Adriano de Moraes Santos, DOV da empresa Líder Aviação e um dos palestrantes do evento.

Segundo ele, um dos novos campos que se abre para este profissional é o da aviação executiva, que apresenta números crescentes. Nos últimos anos, o Brasil tem vivido um “boom” significativo nessa área, tanto que já figura como o segundo país do mundo em número de aeronaves com este perfil, atrás apenas dos Estados Unidos. Os dados são da ABAG (Associação Brasileira de Aviação Geral) e foram compilados no Anuário Brasileiro de Aviação Geral, que traz dados dos diversos segmentos ligados à aviação geral.

O estudo aponta que a frota da aviação geral possui 12.310 aeronaves, incluindo aviões convencionais, turboélices, jatos e helicópteros. Vale ressaltar que a aviação geral inclui todos os segmentos da aviação, exceto a aviação comercial, que atualmente conta com 600 aeronaves.

Os interessados em conhecer melhor a profissão e os requisitos necessários para ingressar nela, podem acessar o endereço eletrônico www.anac.gov.br/habilitacao/despachante.asp.


A formação

Homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o curso de Despachante Operacional de Voo da Academia do Ar oferece ao aluno infraestrutura universitária, com salas de aula, salas de estudo e laboratórios de ponta, bem como corpo docente formado por profissionais atuantes no mercado da aviação.

A Universidade Guarulhos, em parceria com a Academia do Ar, lançou em 2010 o curso de graduação tecnológica em Transporte Aéreo, com duração de dois anos. A formação, além do diploma de tecnólogo, também confere ao aluno as certificações da ANAC para comissário de voo, Despachante Operacional de Voo, piloto privado e comercial.


Requisitos:

Idade: mínimo de 21 anos ao término do curso.
Escolaridade: ensino médio (2.º grau).
Períodos: manhã e noite (aulas de segunda a sexta-feira).

Duração: 10 meses.


Serviço:
I Congresso Nacional de DOV e Operações Aéreas
Data: 03 de dezembro, das 9h às 17h
Local: UnG Unidade Guarulhos Dutra – sede da Academia do Ar
Av. Anton Philips, 01, Prédio A, 1.º andar, Vila Hermínia, Guarulhos – SP.
Informações: 11 2414-3014 e 2414-3803 / www.academiadoar.com.br
Compartilhe:

Voltar