terça-feira, 8 de maio de 2007
UnG promove I Jornada Científica de Educação Matemática
Projeto visa aguçar o interesse pela matemática através de atividades recreativas, lúdicas e culturais
Tal como Malba Tahan, um dos pioneiros na divulgação da matemática no Brasil, que propunha o uso de atividades recreativas, lúdicas e culturais no ensino da ciência para, assim, obter maior interação dos estudantes, a UnG iniciou no último sábado (5), a promoção de Jornadas Científicas de Educação Matemática, com o objetivo de aguçar o interesse pela disciplina. Segundo a professora Dumara Sameshima, vice-reitora acadêmica da UnG, a Jornada, que marcou o Dia Nacional da Matemática (6 de maio), surgiu em substituição à forma tradicional de defesa de monografias. “É uma oportunidade de congraçamento entre alunos, ex-alunos, professores de pós-graduação e graduação e que se caracteriza como uma troca de experiências. Normalmente, a defesa da monografia pressiona e intimida os alunos, queremos, com o evento, atenuar essa situação, tornando o momento mais prazeroso e de acordo com o espírito da educação matemática.”
É bom lembrar que a escolha de um Dia Nacional da Matemática faz parte de um projeto de lei de autoria da deputada Raquel Teixeira, em tramitação no Congresso Nacional, e que a iniciativa foi aprovada e incentivada pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). O dia 6 de maio de 1895 é a data do nascimento de Malba Tahan, pseudônimo de Júlio César de Mello e Souza, considerado, ao lado de Sam Loyd, Yakov Perelman e Martin Gardner, um dos mais importantes popularizadores da ciência dos números em todo o mundo.
Entre as monografias apresentadas estava “Educação a Distância via Internet: Aprendizagem em Ambientes Virtuais”, do pós-graduando em Educação Matemática e professor do curso de Engenharia Matemática, Anderson Favaro Mariano, sob a orientação do mestre Nabor Alves Monteiro.
Anderson disse que despertar mais o interesse do aluno para o aprendizado é um dos motivos de sua pesquisa. “Sempre trabalhei com tecnologias e com educação, o que me levou a verificar a importância da internet no sistema educacional e saber como a EAD pode melhorar o ensino no País.”
Para se ter uma idéia disso, a Petrobrás usa hoje a Second Life para fins educacionais. “É possível reproduzir uma situação e aprender no mundo virtual. A simulação dinamiza o aprendizado”, acredita Anderson.
Durante sua apresentação, ele falou sobre as diferenças entre a educação presencial e a distância e os preconceitos em relação à EAD, enfatizando suas vantagens. “O fato de o sistema tecnológico da educação ser bidirecional torna maior o número de responsáveis pelo aprendizado”, diz o estudante. “Normalmente, quem opta pela EAD, adora usar o computador, assim, interage mais com seus companheiros pelo ambiente virtual. Trata-se de uma comunicação mais rica, que possibilita o uso de vídeos, fotos, link de hipertexto, etc.”, complementa.
Ao avaliar o trabalho, o professor Sérgio Sato disse que “a Educação a Distância é apresentada como libertadora e transcende a sociedade secreta em que se transforma a matemática. O papel de professor aprendiz e tutor não se restringe mais à sala de aula, vai além”.
Na programação, a mesa-redonda “Memórias da Educação Matemática” contou com a participação de professores da UnG e da Unesp de Rio Claro, entre os quais Ana Maria Maceira Pires, Antonio Sylvio Vieira de Oliveira, Cristiane Coppe de Oliveira, Douglas Marin, Dumara Sameshima, Nabor Alves Monteiro, Sandra de Souza e Castro Ferreira, Sérgio Noriaki Sato, Nelson Bomtempi Jr. e Valdir Rodrigues.
Conheça os alunos e os trabalhos apresentados durante a Jornada Científica de Educação Matemática
Anderson Favaro Mariano – Educação a Distância via Internet: Aprendizagem em Ambientes Virtuais.
Silvio Tadeu de Oliveira – Metodologia em Resolução de Problemas de Matemática.
Ricardo Pedroso dos Santos – Uma Proposta de Uso do Flash para Melhor Visualização da Segmentação Cônica.
Luis Manuel Pelis M. Bica – O Estudo de Funções Afim, Tendo como Ênfase o Trânsito Constante entre a Solução Algébrica e Gráfica.
Michelle de Souza Machado – A Passagem da Aritmética para Álgebra.
Wallace Soares de Assis – A Importância do Ensino da Geometria.
Wilson Barbosa da Silva – Livro Paradidático: Uma Alternativa para o Ensino da Geometria nas Séries Finais do Ensino Fundamental.
Misael Dias – Embalagens: Sua Utilização como Instrumento Pedagógico no Aprendizado de Geometria.
Antonio Aparecido de Araújo – Aprendendo Matemática e Construindo Casas Populares.
Paschoal Antonio Magera – Artefato Didático-Pedagógico para Diagnosticar os Conhecimentos Básicos em Trigonometria.
João Bosco de Toledo – A Análise das Transformações e de Formação das Figuras Geométricas Planas.
Lenice Massarin Figueiredo – A Utilização da História da Matemática em Sala de Aula.
Denia Virginia Fonseca – Mulheres na Matemática: Um Estudo Histórico.
Nicola Nuzzo Neto – Aula de Matemática: A Busca por Melhores Resultados.
Elias Aparecido da Cunha – Uma Proposta para o Ensino da Estatística para Alunos Cursando a 3.ª Série do Ensino Médio.
Maria de Fátima da S. Bica – O Ensino-Aprendizagem de Grandezas Proporcionais através da Resolução de Problemas.
Clodoaldo de Souza – Escola Solidária: Um Projeto Social com Material Dourado nas 5.as e 6 .as Séries do Ensino Fundamental.
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