Acesse:

sábado, 29 de setembro de 2007

UnG promove concertos musicais e distribuição de flores na abertura da primavera

Cerca de 800 pessoas prestigiaram os eventos musicais que aconteceram em Itaquá, Guarulhos e São Paulo (Jabaquara). Quinze mil mudas de flores foram distribuídas à população

Portal UnG (24/09/2007) - Para comemorar a entrada da primavera, que ocorreu precisamente às 6h52 deste domingo, a Universidade Guarulhos (UnG) presenteou à população de Guarulhos, Itaquá e do bairro do Jabaquara, em São Paulo, com a distribuição de 15 mil mudas de flores e três belíssimos concertos musicais, realizados em parceria com o Conservatório Municipal de Artes de Guarulhos e a Subprefeitura do Jabaquara.

Na sexta-feira (21), das 18h às 19h30, a Big Band Essência Brasileira se apresentou no Espaço Cultural da UnG-Itaquá para um público de 150 pessoas. No sábado (22), das 10h30 às 12h, 450 pessoas prestigiaram o concerto da Banda Sinfônica do Conservatório Municipal de Artes de Guarulhos, na tenda do Bosque Maia. No mesmo dia, às 14h, a Big Band Essência Brasileira repetiu a apresentação para 200 pessoas no Parque Lina e Paulo Raia, no Jabaquara.

Entre sexta-feira e sábado, a UnG distribuiu 15 mil mudas de flores em pontos estratégicos. Em Guarulhos foram entregues oito mil mudas; em Itaquá, duas mil; e, no Jabaquara, cinco mil. As ações também aconteceram durante as apresentações musicais. Para Áurea Fontes (57), moradora de Guarulhos e freqüentadora do Bosque Maia há anos, a iniciativa da Universidade surpreendeu a todos. “Acho linda a iniciativa da UnG de distribuir flores e apoiar um evento cultural como este. A Instituição está de parabéns”, afirmou.
A mesma opinião tem o vendedor ambulante Armando de Barros Ferreira (55), que assistiu à apresentação em Itaquá. Enquanto aproveitava a ocasião para vender trufas, ele curtia sons como Yesterday, dos Beatles, e nostálgicas canções de Tito Puentes e Glenn Miller. “É a primeira vez que vejo uma apresentação de uma banda desse gênero. É simplesmente lindo”, disse Ferreira, que confessou: “Fiquei aqui no meu canto só batendo o pé, embora vontade de dançar não tenha me faltado. Quem também vai gostar é minha esposa, que hoje vai ganhar flor”. 

Aluno do 6.º semestre do curso de Administração de Empresas da UnG-Itaquá, Fernando de Alcântara foi pego de surpresa quando chegou para a aula. Com celular na mão, ele aproveitou para tirar algumas fotografias da banda. “Adoro concertos, com um repertório desse então, dá vontade de ficar escutando até amanhã”, enfatizou.

Segundo o gerente de Comunicação e Marketing da UnG, Sandoval Nassa, esse evento “é uma forma de mostrarmos à sociedade que a responsabilidade social da Universidade também está no campo ambiental, além de estimularmos a plantação de mudas para deixar as cidades mais floridas”.

Solange Brochado Ribeiro de Barros, diretora do Conservatório Municipal de Artes de Guarulhos, disse estar muito feliz com a parceria realizada com a Universidade. “Valorizamos muito uma parceria como essa, que beneficia pessoas que prestigiam música e cultura. Nos unimos à UnG porque acreditamos muito no trabalho da iniciativa privada, e tenho certeza de que essa foi apenas a primeira de muitas ações”, ressaltou.

A Banda Sinfônica do Conservatório Municipal de Arte, que se apresentou no Bosque Maia, foi criada no início deste ano. Ela conta com 60 integrantes, entre alunos do conservatório e músicos da comunidade, e tem regência dos professores Marcelo Mendonça e Epitácio Rodrigues. Na ocasião, o grupo executou um repertório bastante eclético, composto por peças de William Byrd e Franz Schubert, além da trilha sonora do filme O Rei Leão. Além dos professores citados, também participam da coordenação do grupo os professores João Geraldo Alves, Miranda Souza e Norberto Queiroz.

A Big Band Essência Brasileira, grupo musical guarulhense também regido por Marcelo Mendonça, é formada por 18 músicos – de trompetista à saxofonista. Nas apresentações de sexta-feira e sábado, o grupo tocou um repertório escolhido exclusivamente para as ocasiões, com canções como Trem das Onze, de Adoniran Barbosa; Oy Como Va, um ritmo latino do lendário Tito Puente; e músicas Glenn Miller, Beatles, entre outras.  



Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar