Acesse:

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

UnG assina acordo de cooperação com a Unicsul

Iniciativa prevê incentivar o intercâmbio de pesquisadores e a difusão de atividades acadêmicas entre as duas universidades
Portal UnG (27/09/2007) – No dia 13 de setembro, o reitor da UnG, prof. dr. Péricles Trevisan, e a reitora da Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul), profa. dra. Sueli Marquesi, assinaram um importante Acordo de Intercâmbio e Cooperação Técnica entre as duas instituições.

A iniciativa é fruto de entendimentos prévios estabelecidos entre as equipes de pesquisadores do Mestrado em Análise Geoambiental da UnG e do Mestrado em Química Ambiental da Unicsul, que já vinham trabalhando conjuntamente em projetos de pesquisa. “A perspectiva de ampliação dessa parceira nos fez formalizar um acordo de cooperação, que servirá de base para relevantes empreendimentos futuros”, disse o reitor da UnG.

A crescente implementação de ações, no âmbito de programas de pós-graduação stricto sensu das duas universidades, vem propiciando o compartilhamento otimizado de recursos e potencialidades de cada uma das instituições, com economia orçamentária, utilização plena de capacidade laboratorial e minimização do risco de duplicidade de investimentos.

De acordo com Trevisan, já se pensa, inclusive, em esforços conjuntos para a proposição de programas interinstitucionais de pós-graduação no âmbito da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), órgão encarregado de gerir e avaliar a pós-graduação no País.

Rede de pesquisa – Não é a primeira vez que a UnG realiza parceria com outra IES particular no intuito de implementar cada vez mais o seu campo de pesquisa.

Desde 2006, a Universidade compõe a base da Repesp (Rede de Pesquisa do Estado de São Paulo) juntamente com outras cinco instituições: Unicid, UniVap, Unicastelo, Universidade São Marcos e Unicsul. A idéia central do grupo é levar a prática da pesquisa para às universidades privadas, responsáveis por 70% dos alunos do ensino superior. Cerca de 90% delas são feitas em outros espaços.

A rede já identificou três pólos significativos para atuação: saúde, educação e meio ambiente. A partir deles, irá criar grupos para reunir os pesquisadores das instituições.

Benefícios do Acordo de Intercâmbio e Cooperação Técnica firmado entre a UnG e a Unicsul:

· intercâmbio de pesquisadores e de materiais pedagógicos;

· facilidades para utilização, no desenvolvimento de projetos de mútuo interesse, do capital humano e da infra-estrutura física de cada instituição;

· Difusão de atividades acadêmicas e de pesquisa;

· possibilidade de participação de alunos de pós-graduação, matriculados em uma das instituições, em cursos e orientações na universidade-parceira;

· possibilidade de participação de professores-pesquisadores de uma instituição em bancas de trabalhos de conclusão de cursos (teses, dissertações, monografias, etc.) da outra universidade-parceira, sem ônus financeiro para a outra entidade;

· caráter aberto do acordo, com amplas possibilidades para a implementação de novos projetos e atividades;

· possibilidade de desenvolvimento conjunto de propostas e projetos de interesses acadêmico, científico, social, cultural ou industrial.
Compartilhe:

Voltar