Acesse:

quarta-feira, 20 de abril de 2011

UnG e Secretaria do Trabalho de Guarulhos assinam acordo de cooperação

Parceria beneficiará alunos do Programa Oportunidade ao Jovem, que utilizarão infraestrutura da Universidade
Portal UnG (20/04/2011) – A Universidade Guarulhos e a Secretaria do Trabalho de Guarulhos assinaram nesta quarta-feira (20) um acordo de cooperação, que coloca a UnG na condição de parceira do Programa Oportunidade ao Jovem, desenvolvido desde 2002 pela Prefeitura.

Nesse primeiro momento, está prevista a cessão de infraestrutura física e tecnológica da Universidade para o desenvolvimento de atividades do Programa. As perspectivas, contudo, é que, a médio prazo, ambas as instituições aprofundem mais as relações. “Esse é o primeiro passo. Queremos avançar e ter a Universidade como parceira em outras iniciativas”, disse a secretária do Trabalho, Maria Helena Gonçalves. “A estrutura da UnG será fundamental para a formação dos jovens que participam do Programa”, complementou.

O reitor da UnG, prof. Alexandre Estolano, enfatizou a importância da Extensão no tripé composto ainda por Ensino e Pesquisa. De acordo com ele, essa Extensão deve ser entendida como responsabilidade socioambiental. “É papel da Universidade colocar à disposição da sociedade o conhecimento que produz, pois só assim irá cumprir efetivamente sua função social. Queremos agradecer à Secretaria por possibilitar que a UnG execute aquilo que faz parte de sua essência: apoiar iniciativas que visam a inserção social”.

Em nove anos de atividade, o Programa Oportunidade ao Jovem já qualificou mais de 6.500 pessoas. Os cursos, oferecidos para jovens entre 16 e 21 anos, têm as disciplinas Formação Profissional, Formação Integral, Oficina de Inclusão Digital, Oficinas de Artes, Ação Comunitária e Oficinas de Língua Portuguesa e Matemática. As aulas da formação profissional são ministradas por técnicos das secretarias municipais de Transporte e Trânsito, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho, Assistência Social, Esportes, Habitação, Fundo Social, Desenvolvimento Urbano e Desenvolvimento Econômico.

A formação é supervisionada e certificada pelo Instituto Federal de Educação, Serviço Social do Transporte (Sest) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat). Durante a qualificação, os alunos recebem auxílio mensal de R$ 120, vale-refeição, vale-transporte e seguro de vida.

Estiveram presentes na cerimônia o chanceler da UnG, prof. Antonio Veronezi, a vice-reitora de Extensão e Apoio Comunitário, profa. Maria Inês Santos, a vice-reitora Acadêmica, profa. Luciane Lúcio Pereira, o coordenador do Programa Oportunidade ao Jovem, Elias Neto, entre outros profissionais da Secretaria e da Universidade.


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar