Acesse:

sexta-feira, 11 de abril de 2008

UnG firma acordo com Cooperativa de Guarulhos

No mundo moderno e industrializado é cada vez mais difícil a assimilação dos resíduos pelo meio ambiente e o lixo passa a ser uma das primeiras causas da poluição ambiental
Portal UnG (11/04/2008) - Pensando em contribuir com alternativas ecologicamente corretas, para amenizar os problemas de desperdícios e poluição, causados pelo lixo, foi que a Universidade Guarulhos firmou uma parceria com a Cooperativa de Catadores da Área de Materiais Recicláveis de Guarulhos. Todo o material recolhido na Instituição será doado para a cooperativa, proporcionando, conseqüentemente, mais geração de emprego e aumento de renda.

A UnG tem consciência de que a preservação do meio ambiente começa nas pequenas atitudes diárias. Para facilitar a coleta seletiva, a Universidade aumentará o número de coletores de lixos específicos em todas as suas unidades.

Quando descartado e abandonado em lugares inapropriados e sem tratamento, o lixo pode gerar graves conseqüências que acarretarão, sobretudo, perda de qualidade de vida para futuras gerações. A consciência ambiental deve estar presente em cada cidadão e não somente no governo e em seus órgãos fiscalizadores. Todos nós somos responsáveis pela vida do nosso planeta.


Coleta seletiva
Consiste em recolher o lixo separadamente, conforme a natureza do material, para posterior reciclagem. Papéis, plásticos, vidros, metais, orgânicos, quando previamente separados, podem ser reutilizados. A coleta seletiva é tão importante para manter o ambiente limpo, quanto para conscientizar as pessoas a eliminar os desperdícios visando ganhos ambientais e qualidade de vida.

Separando o seu lixo, você estará contribuindo para:
- a vitalidade e a diversidade do planeta;
- o desenvolvimento sustentável;
- a vida útil dos aterros sanitários;
- a menor contaminação do meio ambiente, entre outros fatores importantes para a vida do planeta.


Curiosidades
- O Brasil produz cerca de 220 mil toneladas de lixo diariamente.
- Cada brasileiro que viver até os 70 anos de idade produzirá, em média, 25 toneladas de lixo.
- Menos de 5% do lixo urbano é reciclado.
- Se um milhão de pessoas usarem o verso da folha para escrever ou desenhar, será preservada, a cada mês, uma área de floresta equivalente a 18 campos de futebol.
- A reciclagem de uma latinha de alumínio economiza energia suficiente para manter um aparelho de TV ligado durante três horas.
- Uma pilha contamina o solo durante 50 anos.
- Uma torneira a pingar por um dia ininterruptamente, significa 190 litros de água que vão pelo cano abaixo.
- Vidro é 100% reciclável.
Compartilhe:

Voltar