Acesse:

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Estudantes da UnG plantam 100 árvores no Centro de Formação da GCM, em Guarulhos

Iniciativa faz parte da Calourada Verde, projeto iniciado pela Universidade em agosto. Plantio engloba programação do Ensino Responsável 2011
Portal UnG (23/09/2011) – O Centro de Formação da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos ganhou 100 mudas de árvores nativas nesta quinta-feira (22). A ação foi um desdobramento da Calourada Verde, projeto de responsabilidade socioambiental desenvolvido pela UnG para recepcionar os calouros do 2.º semestre de 2011. O plantio contou com a participação de estudantes de diversos cursos da instituição, além de guardas da GCM.

Para a estudante de ciências biológicas da UnG, Jaquelyne Crispim, o plantio é importante, mas falta compromisso da população. “É a primeira vez que eu planto uma árvore, o contato com a natureza é bom, mas infelizmente as mudas são vítimas de depredação. Se cada um fizesse sua parte o mundo seria diferente”, afirmou. A estudante também disse que o governo deveria punir as pessoas que não têm consciência ambiental. “O poder público poderia criar uma lei que obrigasse o cidadão a fazer a compensação ambiental cada vez que destruísse uma árvore; cada pessoa plantaria, no mínimo, 30 árvores no lugar da muda arrancada.”

Segundo o jardineiro Marcos Vinícius Penteado Conceição, que trabalha há um ano na Secretaria de Meio Ambiente, quando comparada a outras cidades, Guarulhos é um exemplo. “O município investe em arborização e valoriza o meio ambiente, diferente de outras regiões.” Ele garantiu que aqui tem trabalho extra para os funcionários. “Plantamos árvores todos os dias. Temos liberdade para trabalhar, talento e investimento; só falta abrir um concurso para aumentar a equipe. A cidade é imensa e sobra trabalho. A demanda é grande e a Secretaria corre contra o tempo para garantir a excelência tanto no plantio quanto na manutenção das áreas verdes”, concluiu.

Os alunos plantaram árvores das seguintes espécies: ipê-amarelo, ipê-rosa, araçá, aroeira-pimenteira, dedaleiro, jerivá, sapucaia, canafístula e manacá-da-serra. Em agosto, mais de 3 mil estudantes assistiram a palestras de conscientização feitas por profissionais da Secretaria de Meio Ambiente nos quatro campi da UnG – Guarulhos-Centro, Guarulhos-Dutra, Itaquá e SP-Centro (Shopping Light).

Todo o projeto da UnG contou com a parceria do Programa Ilhas Verdes (PIV) da Secretaria do Meio Ambiente de Guarulhos. Outros plantios serão realizados até o final do ano em alusão à Calourada Verde.
Compartilhe:

Voltar