Acesse:

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Escritório de Arquitetura da UnG apresenta projeto de revitalização do centro comercial de Guarulhos

Propostas são elogiadas por comerciantes, que consideram vital a criação de uma legislação que obrigue os estabelecimentos a se adequarem. Veja aqui imagens dos projetos
Portal UnG (15/04/2009) – Em encontro promovido na terça-feira (14), na Unidade Guarulhos-Centro da UnG, membros do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Emarq) da Universidade apresentaram propostas para a revitalização do principal centro comercial de Guarulhos: a Rua Dom Pedro II.

Após as melhorias promovidas pela Prefeitura da cidade, como a retirada de fios elétricos, que causavam verdadeiro emaranhado na paisagem do famoso calçadão, e a reforma do piso, é unânime entre os comerciantes da região a necessidade de padronização das fachadas das lojas, o que viria a valorizar um dos centros históricos guarulhenses.

Com o intuito de atender a essa demanda e, ainda, antecipar o debate em torno da proposta de Lei que tramita na Câmara Municipal e que propõe medidas semelhantes às adotadas pelo programa Cidade Limpa, implantado na Capital, a Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE) encomendou o projeto ao Emarq, que apresentou seis diferentes layouts aos diretores da associação e comerciantes da cidade.

A equipe responsável pelas ideias é composta pelos estudantes de Arquitetura da UnG, Rogério Trajano e Vertoni Rabelo, e coordenada pelos professores Wendie Requeba e Cláudio Fugita.

O projeto segue o conceito classificado de “Street Shopping” e prevê uma padronização democrática. Na apresentação, os professores mostraram fotos da região central de São Paulo, que para eles possui características semelhantes ao calçadão da Rua Dom Pedro II e que passou por uma verdadeira transformação após o Cidade Limpa. Para os docentes, porém, diferentemente de Guarulhos, os prédios da Capital possuem valores arquitetônicos, sobretudo com traços neoclássicos, o que acabou facilitando a introdução da nova regra.

Painéis com imagens históricas da cidade e pequenas placas publicitárias ao seu redor, redução das logomarcas das fachadas das lojas e toldos individuais são algumas das propostas apresentadas pelo grupo. “Buscamos variar não apenas os layouts, mas também a matéria-prima para a produção do novo visual. Isso oferece opções no momento da escolha”, disse o arquiteto Fugita.

Presente ao evento, o chanceler da UnG, prof. Antonio Veronezi, enfatizou a necessidade de criar mecanismos para atrair e manter consumidores em Guarulhos. “Oferecer ambiente agradável é uma das medidas para estimular o consumo na cidade, logicamente que atrelado a outros fatores, como segurança”, disse Veronezi, que é ex-presidente da ACE Guarulhos.

Comerciantes e diretores da Associação que conheceram o projeto elogiaram as criações. Entretanto, ressaltaram a necessidade da elaboração de uma legislação específica no município que obrigue o comércio a adequar seus estabelecimentos. “Depois dos investimentos que a prefeitura fez com a revitalização, chegou à hora de os comerciantes investirem em suas fachadas”, contou. “Mas é preciso que haja uma lei que obrigue a todos seguirem o mesmo padrão. Isso irá valorizar os próprios estabelecimentos”, complementou.

Decio Pompêo Junior, secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, salientou novamente que sua missão na administração municipal é o de fomentar o comércio e os prestadores de serviço, por isso ele pediu motivação dos empreendedores para implementação do projeto. “Temos que fazer deste momento uma onda positiva para que a padronização se torne uma realidade”, completou.

Também estiveram presentes ao encontro o secretário de Segurança Pública de Guarulhos, João Dárcio Sacchi, e o vereador Guti.

Acesse na galeria de fotos as imagens dos projetos para a revitalização do centro comercial da Rua Dom Pedro II, desenvolvidos no Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Emarq) da UnG. Envie suas sugestões e opiniões sobre as propostas para arquitetura@ung.br.


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar