Acesse:

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Escritório de Arquitetura desenvolverá projeto de restauração em Guarulhos

Assinatura do acordo de Cooperação faz parte da revitalização do espaço

O Escritório Modelo de Arquitetura da UNG tem um novo desafio pela frente. Nos próximos meses, alunos do sexto ao décimo período, coordenados pelos professores, Daniel Carlos de Campos e Tânia Cristina Bordon Mioto Silva, tutores voluntários do Núcleo de Preservação e Restauro do Patrimônio Arquitetônico da Universidade, firmarão uma parceria com a prefeitura de Guarulhos destinado à elaboração do projeto de restauro da Casa da Candinha. A assinatura do acordo será, no dia 1º de dezembro, às 10h, no Paço Municipal de Guarulhos.

A Casa da Candinha, construída no início do século XIX, é a antiga sede da Fazenda Bananal, cuja área equivalia a aproximadamente 25% do território do município de Guarulhos. Essa região foi palco de um intenso processo de mineração de ouro no contexto do Brasil Colônia, com importantes registros arqueológicos e a presença de trabalho escravo de negros africanos e indígenas. 

A restauração será mais uma importante iniciativa de ressignificação desses espaços e valorização da história da cidade, provocando a reflexão de seus frequentadores a respeito das atividades de extração de ouro e da escravização de negros africanos e de indígenas. “O projeto é uma grande oportunidade aos alunos em terem uma atividade prática dessa complexidade”. afirma Prof. Paulo Eduardo Borzani Gonçalves, Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo. 

Compartilhe:

Voltar