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quinta-feira, 6 de novembro de 2008

UnG e ACE divulgam dados do Censo Comercial e Empresarial de Guarulhos

Levantamento foi realizado entre março e junho deste ano e ouviu cerca de mil associados ativos da ACE-Guarulhos. Veja aqui os principais dados
Portal UnG (04/11/2008) – Empresas consolidadas, firmes, que pouco recorrem a empréstimos bancários. A idade média dessas corporações é de 15 anos e a grande maioria tem bom conhecimento dos seus pontos fortes e fracos, porém, ainda são resistentes a mudanças. Essas foram algumas das informações apuradas pelo Censo Comercial e Empresarial de Guarulhos 2008, cujos resultados da primeira etapa foram apresentados nesta terça-feira (4) a jornalistas, gestores da Universidade Guarulhos (UnG) e diretores da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Guarulhos, ambas entidades responsáveis pelo projeto.

A UnG e a ACE firmaram uma parceria neste ano com o objetivo de aprofundar e desenvolver em conjunto atividades de ensino, científicas, técnicas, culturais e comunitárias. O primeiro fruto desse convênio foi a criação do Centro de Pesquisas Aplicadas, cujo papel foi colaborar com o Censo que a Associação já vinha desenvolvendo na cidade. “A cooperação da Universidade não foi um favor. Isso é uma obrigação nossa enquanto instituição de ensino. Devemos ter o comprometimento com o crescimento da cidade”, enfatizou o chanceler da UnG, o professor Antonio Veronezi, na abertura do evento.

Durante pouco mais de uma hora, o coordenador da pesquisa e docente da UnG, Cristiano Marchi Gimenes, apresentou detalhes dos resultados do Censo.
Realizado entre março e junho deste ano, os pesquisadores responsáveis pelo levantamento ouviram cerca de mil associados ativos da ACE-Guarulhos que estão divididos por cinco regiões do município – Vila Galvão, Bom Clima, São João, Cumbica e Centro. Os empresários responderam a um questionário com 70 questões, que abordaram desde o espaço físico dos empreendimentos até o conhecimento que o empresário possui sobre os serviços prestados pela ACE.
Entre as informações apresentadas por Gimenes – além das já citadas – estão a média do número de funcionários das empresas, a credibilidade que eles depositam na força do comércio da cidade, a falta de projetos de marketing para reforçar as vendas, a ausência de atendimento pós-venda em grande parte das companhias e a mudança continua de política de cargos e salários, de acordo com a necessidade. “O Censo mostra o caminho para mudanças positivas no comércio de Guarulhos. Observamos que, embora o setor seja bem estruturado e consolidado, há diversas ações que podem ser desenvolvidas pela ACE em parceria com a UnG para dinamizá-lo ainda mais”, aponta o docente da UnG, citando como iniciativas que podem ser feitas em conjunto a oferta de cursos de extensão de curta duração e a realização de ciclo de palestras. “Essas ações farão parte da 2.ª etapa do Censo”, complementa.

Wilson Lourenço, presidente da ACE-Guarulhos, disse em entrevista ao Portal UnG que os dados servirão de bússola para o setor e para a Associação, uma vez que irão dar norte às próximas ações da entidade. “O Censo nos evidenciou que os comerciantes de Guarulhos ainda são extremamente resistentes a mudanças. Eles reconhecem, por exemplo, que o atendimento pós-venda é extremamente importante, mas nem todos o oferecem, às vezes até por falta de orientação. Vamos reforçar atividades que irão preencher lacunas como essa”, salientou Lourenço. “Teremos que mostrar para o empresário a importância de ele estar atento às mudanças do mercado, caso contrário, sua empresa terá uma concorrência mais forte, melhor preparada, e ele terá dificuldades para conseguir se destacar”, completou.

Para ele, a maior dificuldade encontrada para fazer o levantamento foi o fato de a cidade ser extremamente grande. Em relação ao apoio da UnG, Wilson enfatizou que foi fundamental, já que, “sem a Universidade, não teríamos conseguido realizar esse trabalho. Nós esperamos que esse seja o ponta-pé inicial para o desenvolvimento de um instituto de pesquisa na cidade”.

Presente ao evento, o reitor da UnG, prof. Rogério Massaro Suriani, afirmou que existe na Instituição uma preocupação constante de associar o ensino, a pesquisa e a extensão universitária às demandas da sociedade. “Isso se tem traduzido na prática em parcerias e iniciativas que geram resultados positivos, como o Censo”, salientou.

Segundo Suriani, a ação realizada em parceria com a ACE deve ser encarada como um modelo para projetos que ainda estão sendo arquitetados para serem realizados com o apoio de instituições de Itaquaquecetuba e São Paulo.

Sobre o Censo coordenado pela UnG, o reitor acredita que seu reflexo também será sentido no mercado de trabalho. “Com as propostas para fortalecer ainda mais os setores comercial e empresarial de Guarulhos, sem dúvida, se colocadas em prática, abrirão vagas para a contratação de profissionais melhor qualificados”, disse.

A UnG e a ACE-Guarulhos já trabalham na tabulação de uma nova pesquisa. Desta vez, o questionário está sendo feito com os associados inativos. Em seguida, a parceria realizará um censo com as empresas não-associadas.

· Clique aqui e veja o Raio X do Censo Comercial e Empresarial 2008


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