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sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Representantes da UnG participam do lançamento do Guia Fempi Empresarial

Entre eles estavam o reitor, prof. dr. Péricles Trevisan, o superintendente da UnG-Itaquá, prof. Cristiano Marchi Gimenes, e o chanceler, prof. Antonio Veronezi, que falou aos empresários
Numa nova demonstração de que uma das principais políticas da UnG é abrir as portas para a comunidade e estabelecer parcerias, visando o desenvolvimento socioeconômico do País, representantes da Instituição acompanharam na noite desta quinta-feira (30) o lançamento oficial do Guia Fempi Empresarial, produto de iniciativa da Frente Empresarial Pró-Itaquaquecetuba que contou com o patrocínio da UnG.

Num evento realizado no município do Alto Tietê, mais de 300 empresários da região se inteiraram do conteúdo do Guia e acompanharam a apresentação de personalidades do campo político e educacional, como o chanceler da UnG, prof. Antonio Veronezi, o presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf, o economista e professor da USP (Universidade de São Paulo), Celso Martone, o prefeito de Itaquá, Armando da Farmácia, entre outros.

Enfatizando a importância da realização de parcerias, Veronezi disse que a Universidade sempre esteve com as portas abertas para receber a comunidade. Porém, infelizmente, boa parte dela é refratária a essa questão. “Ainda há muita desconfiança. Quando batemos à porta do empresário, ele pergunta o que queremos, quando deveria indagar o que fomos oferecer ou o que podemos construir juntos”, enfatizou. “Nós temos de trabalhar em consonância para o desenvolvimento do País.”

Assim como aconteceu em Guarulhos, o chanceler da UnG quer colaborar com o desenvolvimento de Itaquá. Segundo ele, o primeiro passo já foi dado. “A Universidade tornou-se uma ferramenta que a cidade ainda não tinha para dar confiança para o empresário investir e morar na cidade”, disse.

Convidado pela UnG, Celso Martone, considerado pela Ordem dos Economistas do Brasil o economista do ano, falou aos empresários sobre o crescimento da economia mundial, a questão dos altos impostos brasileiros e as diretrizes da política econômica nacional. De acordo com Martone, que é professor da Universidade de São Paulo, o Brasil gasta 40% do Produto Interno Bruto (PIB), enquanto outros países emergentes, semelhantes a ele, gastam 25%. “Por outro lado, há graves problemas nas áreas de infra-estrutura, educação, saúde, etc. Para onde vai esse dinheiro?”, indagou.

Para ele, o Brasil é imenso e tem grande potencial, mas não atende as necessidades da sociedade. Perguntado pelo Portal UnG sobre qual o papel da universidade nesse contexto, ele disse que é chamar a atenção para o problema. “As IES devem estudar e apontar caminhos alternativos e esperar que isso crie um consenso na sociedade, que é a única capaz de mudar esse quadro”, concluiu.
Principal personalidade da noite, Paulo Skaf subiu ao palco como defensor número 1 da não prorrogação da CPMF, medida que será votada no mês de setembro, em Brasília. Além de pedir apoio aos empresários, o presidente da Fiesp aproveitou a ocasião para falar sobre como as empresas são oneradas em virtude dos altos impostos e gastos públicos.

Em entrevista exclusiva ao Portal e à TV UnG, Skaf enfatizou a importância do trabalho conjunto entre indústrias e universidades. “A relação empresa-escola é fundamental. A união da inteligência da universidade com o campo de atuação proporcionado pelas empresas é a combinação ideal para o desenvolvimento do País.”

Além do chanceler, estiveram presente no evento, representando a UnG, o reitor, prof. dr. Péricles Trevisan, e o superintendente da UnG-Itaquá, Cristiano Marchi Gimenes, que desde a sua chegada no município busca estreitar os laços com o empresariado local. “Nós entendemos que a Universidade deve atender aos anseios do mercado. Para isso, precisamos conhecê-lo e saber o que realmente necessita. A parceria com a Fempi vem nos ajudando bastante nesse sentido”, afirmou.

Segundo Gimenes, o último resultado desse estreitamento é a admissão de um aluno do curso de Administração, numa empresa da região, para desenvolver um plano de negócios.


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