Acesse:

domingo, 28 de outubro de 2007

Personalidades participam do lançamento do curso de Treinador de Futebol da UnG

Nelsinho Batista, Basílio, Badeco, Osmar Santos, Mário Travaglini entre outros nomes prestigiaram o anúncio da graduação tecnológica, que aconteceu em paralelo ao lançamento do Anuário do Futebol

Portal UnG (29/10/2007) - A idéia de levar a discussão do futebol para além das quatro linhas do gramado agradou os veteranos da pelota. Uma série deles – de técnicos a ex-jogadores e profissionais da imprensa especializada – acompanhou nesta terça-feira com empolgação o lançamento oficial do curso tecnológico de formação de Treinador de Futebol da Universidade Guarulhos, evento que aconteceu em paralelo à apresentação da 3.ª edição do Anuário do Futebol Brasileiro.

Fruto da parceria entre a UnG e o Sindicato dos Treinadores Profissionais de Futebol do Estado de São Paulo (Sitrepfesp), o curso tem dois anos de duração e irá capacitar, preparar e formar profissionais para atuar na área de treinamento de futebol em clubes desportivos. De acordo com o diretor dos cursos tecnológicos da UnG, prof. Ângelo Palmisano, a graduação foi dividida em quatro grandes módulos. O primeiro aborda os fundamentos e as bases do futebol (Sociologia, História do Futebol, Psicologia, etc.); o segundo coloca em foco o esporte e a questão da saúde (Fisiologia, Nutrição, Primeiros Socorros, etc.); no terceiro, as disciplinas oferecidas tratam da legislação e do treinamento do futebol (Direito do Futebol, Arbitragem, Prática de Treinamento, etc.); e o quarto módulo coroa o curso com um conteúdo voltado à gestão esportiva e da carreira (Gestão Esportiva, Liderança de Equipes, etc.). “O curso oferece um conjunto de conhecimentos ligado não apenas à área acadêmica, mas também à prática profissional propriamente dita. Para isso, contamos com a excelente estrutura de pessoas oferecida pelo Sitrepfesp”, expôs Palmisano.

Um dos idealizadores do curso, Mário Travaglini, que é ex-treinador de futebol e presidente do Sindicato, diz que a intenção com a criação da especialidade é levar aos treinadores veteranos e aos que estão em começo de carreira habilidades de estratégia que o próprio dia-a-dia do treinamento não oferece. “Para mim, o gramado é um tapete mágico, que emite ondas de conhecimento. Quem atua no futebol há muito tempo nunca irá perdê-las. O curso, contudo, dará um sentido mais acadêmico à profissão”, acredita Travaglini.

Presentes ao evento, o atual técnico do Corinthians, Nelsinho Batista, e o ex-jogador do mesmo Clube, Basílio, enfatizaram a importância do curso de formação de treinadores. Para eles, a profissão passará a contar com pessoas bem mais habilitadas. “Temos um número muito grande de atletas que chegam ao final da carreira sem saber o que fazer. Agora, eles poderão prestar o processo seletivo, ingressar na Universidade e se preparar para a carreira de treinador, mesclando a base do gramado que já possuem com os conhecimentos acadêmicos”, enfatizou Nelsinho, que diz que irá participar do curso com palestras e mesmo com aulas práticas. “Eu, quando ingressei como treinador em categorias de base, só tinha a experiência dos gramados. Tive de aprender muitos fundamentos na raça. Esse curso antecipará informações essenciais”, complementou Basílio.

O chanceler da UnG, prof. Antonio Veronezi, fez questão de enfatizar que o curso não tem a finalidade de excluir os técnicos que já estão atuando na profissão, por ter ou não diploma. “O objetivo dessa formação é oferecer algo a mais para os veteranos e passar o bê-á-bá aos calouros”, disse. “A profissionalização dentro do esporte se faz necessária e vem se tornando cada vez mais obrigatória. O amadorismo tem ficado de lado. O objetivo da UnG é dar maior substância aos técnicos e à profissão. A Copa do Mundo vem aí e seria inexplicável o País não ter cursos desse tipo”, completou Veronezi. 

Para o reitor da Universidade, prof. dr. Péricles Trevisan, o grande diferencial do curso é o fato de ele ter sido estruturado com plena colaboração do Sindicato do Futebol. “Isso permitiu aproveitar o capital humano da Universidade para estruturar um curso com conteúdos acadêmicos muito bem definidos e dirigidos e agregar a isso, de forma orgânica, uma dimensão prática que nós definimos em estreita colaboração com os membros do Sindicato.”

Também estiveram presentes à cerimônia de lançamento do curso de Treinador de Futebol e do Anuário Brasileiro de Futebol o lendário narrador Osmar Santos; o técnico Estevam Soares; o ex-jogador Badeco; o presidente do Sindicato do Futebol, Mustafá Contursi; o vereador guarulhense Edson Davi (PTB); a presidente da Federação Paraibana de Futebol, Rosilene de Araújo Gomes; a mídia especializada (Band Sport, ESPN, TV Gazeta, Canal São Paulo, Diário do Comércio, Folha de S. Paulo, Rádio Jovem Pan, O Estado de S. Paulo, MetroNews, Rádio Trianon, Portal Cidade do Futebol, entre outros), além de dirigentes de futebol. 

Além de Nelsinho Batista, contribuirão com o curso nomes como Dino Sani, Estevam Soares, Rubens Minelli, entre outros.

Ingresso – Os interessados em realizar o curso já podem se inscrever para o Processo Seletivo 2008 da UnG. As próximas provas acontecem nos dias 10, 11 e 12 de novembro – o candidato escolhe uma das datas. As inscrições podem ser feitas através do site www.ung.br; pelo telefone 0800 15 88 22; ou comparecendo a uma das unidades da UnG ou ao quiosque instalado no Internacional Shopping Guarulhos. O valor da taxa é de R$ 20, montante que será doado a uma instituição assistencial indicada pelo candidato.

Além da prova tradicional, há a opção do vestibular eletrônico, realizado diariamente e em diversos horários (confira no portal da Universidade).



Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar