Acesse:

quinta-feira, 4 de maio de 2006

UnG e FEMPI fecham acordo para realização de censo empresarial

Iniciativa ajudará no planejamento de investimento e mostrará a identidade de cada empresa da região.
Traçar o perfil empresarial de Itaquaquecetuba com o objetivo de centrar os esforços para o desenvolvimento do município é o principal papel do Censo Fempi Empresarial, um projeto desenvolvido pele Frente Empresarial Pró-Itaquaquecetuba (Fempi) em parceria com a Universidade Guarulhos (UnG).

O acordo assinado entre a UnG e a Fempi no dia 27 de abril reafirma a importância do parque industrial de Itaquá sobre os vários aspectos da cidade, como educação, recursos humanos, logística, meio ambiente, responsabilidade social, entre outros.

Com questionários específicos, que terão as chamadas questões abertas qualitativas e sugestivas e as questões fechadas de caráter objetivo, o Censo Fempi Empresarial oferecerá a possibilidade das entidades públicas, sindicais e empresariais conhecerem a mão-de-obra da cidade e as perspectivas de investimento e demandas de cada segmento, identificar aspectos econômicos, ambientais e administrativos das empresas, além de traçar políticas para o desenvolvimento sustentável da região.

Segundo o Prof. Ms. Cristiano Marchi Gimenes, superintendente do campus UnG Itaquá, que fez a exposição dos trabalhos para uma platéia de 60 empresários, o levantamento desses dados possibilitará, por exemplo, que a Universidade analise a carência do mercado quanto a um determinado profissional e passe a oferecer à comunidade uma formação específica para tal. Embora isso já venha acontecendo, tanto é que a Universidade acaba de implantar dois cursos Tecnológicos que irão suprir a necessidade local (Gestão da Produção e Gestão de Recursos Humanos), com o resultado do Censo será possível seguir informações mais criteriosas.

Outra perspectiva, essa dos próprios empresários, é quanto à construção de uma alça de acesso que ligue o bairro do Caiubi à Rodovia Airton Senna, o que colaboraria para agilizar o transporte das mercadorias e otimizar os lucros empresariais. Essa conquista, no entanto, ficaria mais fácil se os empresários pudessem mostrar em números reais o que cada um representa, tanto em contingente, quanto em produtos e serviços.

O Censo Fempi Empresarial tem foco industrial e será realizado nesta primeira fase apenas em Itaquaquecetuba. Porém, existe a possibilidade de que essa iniciativa seja estendida para as demais cidades da região do Alto Tietê através de associações comerciais e empresariais.
Compartilhe:

Voltar