Acesse:

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Universidade da terceira idade da UnG chega a Itaquá

Evento de lançamento aconteceu nesta segunda-feira, na sede do Fundo Social de Solidariedade do município. O programa, que já tem inscrições abertas, conta com apoio da Secretaria de Promoção Social
Portal UnG (02/10/2007) – Aos 77 anos, Luiz Cavalhieri esbanja saúde e vigor físico. Mas não é sem motivo. Nos finais de semana, não deixa de bater uma bola com os amigos veteranos e, sempre que pode, organiza viagens para a terceira idade. Embora tenha vida ativa, ele diz que a saúde do idoso não é reflexo apenas das atividades físicas. “A conquista de conhecimento e de novas amizades também faz parte de uma terceira idade saudável”, garante. E foi com o intuito de garantir essas aspirações e realizar um sonho antigo que Cavalhieri se matriculou na Universidade Aberta da Terceira Idade (Uati-UnG). “Sempre gostei de estudar e tinha muita vontade de ingressar em uma universidade. Só não a fiz antes porque não tinha condições financeiras”, enfatizou o aposentado pai de três filhos, avô de sete netos e bisavô de dois bisnetos.

Luiz é apenas um dos mais de 300 alunos, divididos em sete turmas, da Uati-UnG, que, após quase dois anos de atividade na Unidade Guarulhos-Centro, acaba de desembarcar na UnG-Itaquá.

Vinculado à Vice-Reitoria de Cultura e Integração Comunitária da UnG, o programa oferece cursos por módulos semestrais com base em cinco eixos: Cidadania, Cultura, Saúde, Lazer e Tecnologia. Entre as disciplinas oferecidas durante os quatro anos do curso estão: Noções de Informática e Internet, Espanhol, Direito do Consumidor, Qualidade de Vida, História das Religiões, Música, Pintura e Teatro. Além disso, os alunos participam de atividades socioeducativas e culturais voltadas para o lazer. “Queremos levar para Itaquá a mesma experiência que a sociedade guarulhense vive com a Uati”, enfatiza a coordenadora do programa, profa. Lislei Rosa. “Nosso grande objetivo é proporcionar à comunidade um espaço de capacitação, atualização, produção e disseminação do conhecimento”, complementou.

As inscrições para Uati na UnG-Itaquá já iniciaram. O único requisito para participar é ter idade mínima de 50 anos – não é necessário ter certificações ou diplomas anteriores. O primeiro módulo terá início em março de 2008 com as disciplinas Informática Básica e Artes. Serão ministradas duas aulas por semana, no período vespertino.

Para se inscrever, os interessados deverão entrar em contato com o setor de Atendimento Comunitário da UnG-Itaquá, localizado na Av. Uberaba, 251, Vila Virgínia. Os documentos necessários são fotocópias simples do RG e do CPF (levar os originais), comprovante residencial e duas fotos 3x4. Para a primeira turma, será cobrado o valor de R$ 35 mensais. Informações: (11) 4646-5500.

Lançamento – Em homenagem aos idosos pelo seu Dia Internacional, a UnG lançou oficialmente na última segunda-feira (1.º) o programa da Uati em Itaquá, durante evento realizado na sede do Fundo Social de Solidariedade. Participaram da cerimônia a primeira-dama e secretária da Promoção Social de Itaquá, Heroilma Soares Tavares, a coordenadora de Assistência Social da pasta, Marina Della Vedova, o superintendente da UnG-Itaquá, prof. Cristiano Marchi Gimenes, a coordenadora da Uati-UnG, profa. Lislei Rosa, a responsável pelo setor de Atendimento Comunitário da Universidade, Thaís Andrade dos Santos, e dois integrantes da Universidade Aberta da Terceira Idade, que falaram sobre a experiência de fazer parte do programa.

Para Marina Vedova, a implantação desse programa em Itaquá foi um presente. “Temos muitos idosos na cidade e eles, na nossa visão, têm de ser contemplados com atividades. Esses senhores e senhoras estão vendo concretizado um sonho”, enfatizou. Segundo a coordenadora, a Secretaria fez um levantamento e viu que havia demanda para a abertura de uma universidade para a terceira idade no município. “Então articulamos com a UnG e trouxemos essa iniciativa para Itaquá.”

De acordo com a Secretaria de Promoção Social, 2,7% da população é formada por idosos, o que representa cerca de 8 mil pessoas.
Compartilhe:

Voltar