Acesse:

domingo, 13 de janeiro de 2008

Pós-graduação tem peso significativo para o ingresso no mercado de trabalho

Especialista fala sobre a importância da pós-graduação para a carreira. Na UnG, as inscrições para a especialização já estão abertas
Portal UnG (14/01/2008) – Diferencial. Após o processo de globalização passar a ditar as regras de vários setores do mundo, esse adjetivo conquistou expressivo status. Tê-lo tornou-se mais que fundamental para quem busca, a todo custo, um espaço no concorrido mercado de trabalho. Mas, afinal, o que é o diferencial. “É algo que permite a abertura de portas rumo ao sucesso profissional”, resume o matemático Kleber Willian da Silva. “É oferecer às empresas algo além do feijão com arroz”, complementa o headhunter Constantino Cavalheiro, diretor da Catho, uma das maiores empresas de recrutamento do País.

Na prática, ter diferenciais significa oferecer ao mercado de trabalho competências e habilidades normalmente escassas e que irão somar de maneira significativa para o crescimento das empresas. “Liderança, facilidade de relacionamento e experiência prévia são características de extrema relevância no momento da contratação”, garante o headhunter.

Economista com MBA em Marketing de Serviços, Constantino acredita que investir no capital intelectual é outro diferencial. “Cursos de idiomas e pós-graduação são ótimas alternativas para quem já está com o diploma universitário nas mãos e deseja subir mais degraus na carreira”, enfatiza. “No entanto, esse profissional não deve se render a um certificado, mas sim à soma que uma determinada especialização, por exemplo, dará à sua carreira”, complementa.

Kleber, de 28 anos, seguiu à risca tal sugestão. Após concluir a graduação em Matemática pela UnG, ingressou no curso de pós-graduação lato sensu em Educação Matemática na mesma instituição. Dois anos após a conclusão, ele sabe bem a importância desse investimento para a sua carreira. “Sou daquelas pessoas sedentas pelo saber, e o curso de especialização me proporcionou ampliar meus conhecimentos na carreira que escolhi. Isso, além de satisfação pessoal, possibilita conquistas profissionais”, enfatiza.

Professor de matemática das redes pública e privada de ensino, Kleber diz que “o mercado sempre procura o profissional mais bem preparado, e que o especialista tem um diferencial a mais para oferecer, diferentemente da pessoa que parou na graduação”. Sobre seu futuro: “Estou almejando ingressar no mestrado e, posteriormente, no doutorado. Essa minha ambição intelectual se deve, em grande parte, ao excelente corpo docente da UnG, sempre comprometido com o trabalho que realiza”, diz o matemático.

De acordo com o Cadastro da Educação Superior, realizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), existem hoje 8.866 cursos de pós-graduação lato sensu em funcionamento no País. Desse total, 8.801 são presenciais e os 65 restantes a distância. Assim como ocorre nos cursos de graduação, a Região Sudeste também concentra o maior número de cursos de pós-graduação lato sensu, 4.955 (55,9%). A novidade fica por conta da sua distribuição nas regiões Centro-Oeste e Nordeste, que somam mais de 1.200 desses cursos em funcionamento, número bem superior aos 951 registrados na Região Sul.

O crescimento e a consolidação da educação continuada vêm se manifestando de forma cada vez mais intensa nos últimos anos. Segundo os especialistas em Recursos Humanos, isso se deve ao reconhecimento por parte do mercado de trabalho. Hoje, por exemplo, uma especialização conta um quarto do total da avaliação. “Mas é preciso que o curso tenha relação com a carreira do profissional. Especializar-se em uma determinada área e almejar posição em outras é mau negócio”, salienta Constantino.

Segundo ele, é preciso levar em consideração uma série de fatores antes do ingresso em uma especialização. O primeiro deles é observar se o curso está alinhado ao plano de carreira, ou seja: ele vai aumentar sua base de conhecimentos para a resolução de problemas dentro da corporação em que atua? “Fazer cursos fora de sua área pode deixar o contratante em dúvida quanto à sua seriedade. Ter foco é fundamental”, evidencia o headhunter.

O segundo passo é buscar respostas às seguintes indagações: o que falta para eu ter uma atuação excelente? Quais as ferramentas que eu preciso? Onde quero chegar? “Se as respostas arremeterem à necessidade de uma pós-graduação, é hora de ingressar em uma”, avalia.

Nesse momento, é preciso pesquisar uma boa instituição, que normalmente se resume a três aspectos positivos: um nome benquisto pelo mercado; corpo docente experiente; e grade curricular que vai ao encontro das expectativas profissionais.

Além do incremento intelectual, Constantino alerta para outras conquistas com a especialização, como a capacidade de organização de idéias; a busca contínua para a resolução de problemas; a disciplina para o cumprimento de tarefas; e a persistência. “Cursos de pós-graduação requerem determinação e organização. Com isso, o profissional tem a possibilidade de desenvolver uma série de habilidades que também será bem aproveitada no dia-a-dia”, finaliza o diretor da Catho.

Na UnG – Para os que desejam ingressar num curso de pós-graduação lato sensu em 2008, a UnG continua recebendo inscrições. São 33 opções em diferentes áreas do conhecimento. Comunicação e Imagem Corporativa, Direito Militar, Vigilância Sanitária, Gestão em Marketing e Implantodontia são algumas das ofertas. As inscrições podem ser feitas pelo site da UnG (www.ung.br) ou pessoalmente em uma das unidades da Instituição onde são oferecidos cursos de especialização (Guarulhos-Centro e Dutra, São Paulo-Jabaquara e Itaquaquecetuba). O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h; e aos sábados, das 9h às 14h. Ex-alunos da UnG têm desconto de 15% na mensalidade. No portal da Universidade, há detalhes sobre os cursos. Informações: 0800 15 8822 ou (11) 6464-1684/1685.

· Clique aqui e conheça mais sobre cada curso
Compartilhe:

Voltar