Acesse:

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Biblioteca adota base de dados jurídica

UnG é a primeira universidade privada do País a ter acesso ilimitado nos seus campi ao e-LEX Premium
Portal UnG (30/04/2009) – O crescimento exponencial da informação, aliado às modificações tecnológicas e às novas concepções de armazenagem, gerenciamento e, principalmente, de acesso a dados, têm levado a uma quebra no paradigma dos modelos tradicionais de bibliotecas.
Além disso, a constante transformação da sociedade faz com que acadêmicos e profissionais acompanhem as tendências com agilidade e objetividade, com vistas ao uso eficaz da informação e do conhecimento gerado.
Atenta à necessidade de ampliar as condições de prover o acesso remoto aos seus usuários nesta nova estrutura cada vez mais flexível e mutável, a Biblioteca Fernando Gay da Fonseca, da Universidade Guarulhos (UnG), deu um importante passo na trilha do pioneirismo: desde o início de maio ela é a primeira biblioteca de universidades privadas do País com acesso ilimitado nos seus campi, reconhecido por IP, à base de dados jurídica que acaba de ser assinada pelo setor: a e-LEX Premium. “Essa base de dados é um revolucionário produto eletrônico no mercado jurídico brasileiro que possibilitará aos acadêmicos da UnG o acesso a informações sobre legislação e jurisprudência, além de conteúdo doutrinário, em um portal atualizado diariamente, com a garantia de qualidade LEX”, expõe Marta Pião, bibliotecária responsável pela Fernando Gay da Fonseca.
Com essa ferramenta, a Biblioteca da UnG passa a representar uma nova mentalidade no que se refere à oferta de fontes de informação, em um ambiente híbrido, onde acervos impressos e digitais se misturam e se complementam, no desafio de repensar ações e ampliar seu papel no processo ensino-aprendizagem.
Segundo Marta, hoje, mais do que apenas ter a informação disponível, cabe às bibliotecas prover a acessibilidade a ela. “Nosso papel é atuar como fator de ligação entre as demandas dos usuários e as soluções tecnológicas, muito além da área física em que a Biblioteca é concebida”, aponta. “Esta é mais uma ação em torno dos propósitos de expansão e modernização do setor, cuja meta é implantar melhorias de processos e diferenciais de serviços que permitam colocá-la em vanguarda”, complementa.
Para o prof. dr. Paulo Dias de Moura Ribeiro, diretor do curso de Direito da UnG – graduação que mais se beneficiará com a ferramenta – “a iniciativa casa com os propósitos institucionais da UnG de incentivar a pesquisa e a consequente publicação de artigos científicos elaborados por seus alunos, sob a batuta de seus professores, demonstrando ao mercado de trabalho o requinte jurídico do seu corpo docente e discente”.
De acordo com Marta Pião, será disponibilizado em breve treinamento pela LEX Editora aos usuários, inicialmente da área jurídica, sobre a utilização da ferramenta e-LEX Premium. Além disso, já foram iniciadas as negociações para viabilizar a publicação de trabalhos doutrinários dos alunos do curso de Direito no respectivo portal, permitindo a conquista de maior visibilidade da Instituição.

Acesse aqui a base de dados e-LEX Premium
Compartilhe:

Voltar