Acesse:

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Biblioteca adota nova ferramenta para depósito de trabalhos

DSpace facilitará publicação de teses e dissertações da Instituição. Conheça a ferramenta 

O Sistema de Biblioteca Fernando Gay da Fonseca acaba de adotar uma nova ferramenta para o depósito de teses e dissertações produzidas pelos alunos de pós-graduação da UnG: o DSpace (Institutional Digital Repository System), projeto colaborativo do MIT (Massachusetts Institute of Technology Libraries) e da Hewlett-Packard Company. “Esse sistema irá atender as necessidades de pesquisa da comunidade acadêmica, proporcionar maior visibilidade, preservar documentos em formato digital e facilitar o gerenciamento da produção científica acadêmica”, avalia a coordenadora das bibliotecas da UnG, a bibliotecária Silvete Santos.

O DSpace é um software livre com interface web. Abriga repositórios digitais com funções importantes de capturar, armazenar, indexar, preservar e disseminar a produção intelectual científica em formato digital – documentos tipo artigos, pré-prints, relatórios, projetos, trabalhos em eventos, livros, teses, programas de computador, modelos para visualização e simulação, publicações multimídia, registros administrativos, notícias de jornais, bases de dados, bibliográficas, imagens, arquivos de áudio, arquivos de vídeo, coleções de bibliotecas digitais, material de ensino, páginas web, etc.

De acordo com Silvete, os documentos no DSpace são gerenciados em coleções definidas, com metadados específicos, e podem ser encontrados por buscadores como o Google. “Isso facilita o depósito e a gestão de documentos e de seus respectivos dados. É um dos vários projetos, atualmente em operação, voltado para a criação de repositórios institucionais e preservação digital”, enfatiza a bibliotecária. “Os grandes centros de informação de vários países estão explorando essas ferramentas, visando preservar a produção intelectual científica”, complementa.

Os documentos publicados no DSpace seguem as restrições tradicionais de direitos  autorais. A plataforma estabelece uma “licença” que menciona o que pode ou não fazer com o material a ser publicado. Essa licença é outorgada na hora do depósito do trabalho no repositório.

Entre os diversos benefícios do sistema, estão a possibilidade de publicar rapidamente a produção científica da instituição; a exposição dos conteúdos aos motores de pesquisa mais comuns, aumentando a visibilidade; o armazenamento da produção científica num único local; e a existência de um identificador único para cada trabalho publicado, o que possibilita, por exemplo, acompanhar o volume de downloads.

Acesse aqui o DSpace

 

Compartilhe:

Voltar