Acesse:

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Leão do Zoo de Guarulhos será operado na UnG

Recém-chegado ao Zoo de Guarulhos, animal apreendido em circo passará por cirurgia de vasectomia e tratamento odontológico nesta sexta-feira no Hospital Veterinário da Universidade.
Nero, um leão de apenas oito anos, recém-chegado ao Zoo de Guarulhos, passará por uma cirurgia de vasectomia no Hospital Veterinário da Universidade Guarulhos (UnG), nesta sexta-feira, dia 11, a partir das 9h30. Os veterinários aproveitarão a ocasião para realizar tratamento odontológico no animal que está com dois dentes quebrados.

O felino, que está no Zoo de Guarulhos há um mês, sofria maus tratos e foi apreendido num circo e encaminhado ao zoológico de Pomedore (SC), onde permaneceu até ser transferido para Guarulhos.

A cirurgia está marcada para começar às 9h30 e será comandada pelo médico veterinário Luis Artur Giuffrida, diretor do Hospital Veterinário e do curso de Veterinária da UnG. “Além da vasectomia, vamos aproveitar a ocasião e fazer uma avaliação odontológica no animal que está com dois dentes fraturados. Se for necessário tratamento de canal, será feito”, antecipa Giuffrida.

Segundo a veterinária do Zoo de Guarulhos, Cláudia Igayara, a vasectomia no animal será feita para atender uma recomendação do IBAMA que proíbe que grandes felinos se reproduzam em cativeiro. “Além de atender a recomendação do IBAMA, a cirurgia irá trazer bem estar ao animal, pois ele dividirá a jaula com uma fêmea. Dessa forma, não precisaremos separar os animais”, afirma Igayara.

Uma equipe de veterinários da UnG será deslocada para o zoológico para ajudar na remoção do felino. A ação faz parte de um convênio que a Prefeitura Municipal de Guarulhos mantém com a Universidade para dar assistência e tratamento aos animais silvestres do Zoológico.

O Hospital Veterinário da UnG

Pioneiro no atendimento a pequenos, médios e grandes animais, o Hospital Veterinário da UnG (Hovet), inaugurado em agosto de 2000, tem se destacado como referência para Guarulhos e região no atendimento à comunidade em geral. Construído com tecnologia e infraestrutura capazes de atender todos os casos clínicos, o Hospital foi planejado em dois grandes blocos: atendimento e área cirúrgica para pequenos animais e atendimento, internação e área cirúrgica para grandes animais. Nesses ambientes, os alunos da graduação e da pós-graduação com Internato Hospitalar, aplicam seus conhecimentos na prática, sempre orientados pelos docentes do curso. Há nove anos em funcionamento, o complexo hospitalar atende animais de todas as espécies, inclusive silvestres que são encaminhados do Zoo de Guarulhos e de outras localidades para tratamentos cirúrgicos.

A rotina do Hovet inclui todos os tipos de tratamento, exceto estéticos e aplicação de vacinas. Embora não sejam gratuitas, a consulta e cirurgia no Hospital Veterinário da UnG são em média 50% mais baratas do que em clínicas particulares.

Pessoas interessadas em levar seus animais têm de agendar com antecedência a consulta, seja na recepção ou por telefone. Emergências serão avaliadas pela equipe e, se confirmadas, serão atendidas na hora sem a necessidade de agendamento.

O Hospital Veterinário está instalado no Prédio H da Unidade Guarulhos-Dutra da Instituição, localizada às margens da rodovia Pres. Dutra, na Av. Anton Philips, 01, Vila Hermínia, Guarulhos. Informações: (11) 2423-7601.
Compartilhe:

Voltar