Acesse:

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Guarulhos discute diretrizes para recuperação do rio Tietê

Seminário ocorreu na Unidade Guarulhos-Centro da UnG e teve participação de autoridades de Guarulhos e do Alto Tietê
Portal UnG (02/02/2010) – Na terça-feira (2), a Secretaria de Meio Ambiente de Guarulhos promoveu seminário com representantes dos municípios da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê Cabeceiras. O intuito foi discutir a criação de um protocolo que integre compromissos e ações regionais para recuperação do rio Tietê.

A abertura da cerimônia, realizada no Anfiteatro F da Unidade Guarulhos-Centro da UnG, teve a participação de autoridades públicas, pesquisadores do tema e da vice-reitora de Extensão, Cultura e Apoio Comunitário da Universidade, profa. Maria Helena Krüger.

De acordo com o prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida, há 63 anos o nível do rio Tietê não sobe tanto; e os problemas são maiores por causa de ocupações irregulares. “A população, na luta pela moradia, avançou sobre o berço das águas. Agora, a natureza revida alagando as residências construídas nas margens. Almeida assegurou que as primeiras unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida serão entregues para a população do bairro Vila Any, afetada pelas águas do Tietê.

O secretário de Meio Ambiente da cidade, Alexandre Kise, afirmou que o rio foi massacrado nos últimos anos e passa pelo momento mais crítico de sua existência. “O Tietê chegou ao ápice do estágio de degradação e está assoreado, por isso, é fundamental criar um protocolo que estabeleça compromissos com os municípios para articular ações concretas de recuperação da bacia hidrográfica”, concluiu.

Segundo a secretária de Meio Ambiente de Suzano, Michele de Sá Vieira, Guarulhos é o oitavo município visitado pelo Comitê para definir as propostas de recuperação do rio Tietê. Aproximadamente 400 pessoas apresentaram mais de 100 sugestões para aprimorar o saneamento, a conservação dos recursos naturais, o desenvolvimento sustentável, e outros eixos temáticos.

A publicação e assinatura do Protocolo em Defesa da Recuperação da Qualidade Socioambiental da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê Cabeceiras está prevista para o dia 22 de março, quando se comemora o Dia Mundial da Água.


Fonte: Prefeitura de Guarulhos
Compartilhe:

Voltar