Acesse:

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Guarulhos é a 25.ª cidade do País para se construir carreira

Pesquisa realizada pela FGV avaliou 127 municípios a partir de diversos critérios, entre eles crescimento econômico e qualidade de vida
Portal UnG> (31/07/2008) – Guarulhos está entre as melhores cidades brasileiras para se trabalhar. O resultado foi apontado pela pesquisa Carreiras 2008, elaborada pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (Ebape), da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Foram avaliados os perfis de 127 municípios, a partir de critérios que ultrapassam o crescimento econômico: a qualidade de vida também é importante para o profissional, mostra a pesquisa.

A cidade de Guarulhos ficou em 25.º lugar. São Paulo ficou em primeiro, seguida do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba.

O Núcleo de Gestão de Carreiras da Ebape da FGV avaliou três variáveis: Educação, Saúde e Economia.

No item educação, Guarulhos ficou em primeiro lugar, com 138,36 pontos, contra 130,25 de Fortaleza – a segunda colocada neste quesito –, e 127,38 de São Paulo, a sétima.

O levantamento frisa, contudo, que a posição obtida por Guarulhos não se refere à população de um modo geral, em todos os seus níveis de escolaridade. São dados relativos apenas à educação do total das pessoas ocupadas.

De acordo com o coordenador do estudo, professor Moisés Balassiano, a pesquisa tem chamado a atenção para alguns pólos de atração de negócios, principalmente aqueles que estão no interior do Estado de São Paulo e no norte do Rio de Janeiro. "As diferenças já foram bem maiores, e o que está ajudando a diminuí-las neste momento é a expansão da educação, aliada a ações de desenvolvimento local", disse.

Nielce Filetti, diretora de Gestão de Pessoas da GBR e ex-presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), também acredita que o nível dos profissionais das empresas de Guarulhos esteja alto. Para ela, companhias, principalmente localizadas do distrito industrial, devem ter ajudado a cidade a se colocar nessa condição. A GBR, por exemplo, chega a custear de 50% a 100% de um curso de pós-graduação ou MBA dos funcionários que apresentam bom desempenho."É um papel de responsabilidade social. Pelo princípio da troca, o colaborador acaba ficando mais preparado e a qualidade dos produtos e serviços da empresa aumenta", afirma Filetti.

Segundo a diretora, as empresas do município, de um modo geral, põem em prática a política dos "três erres": remuneração, reconhecimento e recompensa, o que faz com que Guarulhos seja um local bom para as pessoas que desejam ter uma próspera carreira.
Compartilhe:

Voltar