Acesse:

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Vice-presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro visita a UnG

Representantes de ambas as entidades discutiram acordo de cooperação. Chancela a cursos de pós-graduação faz parte do projeto
<>Portal UnG (05/02/2010) – A visita à Universidade Guarulhos (UnG) do vice-presidente de Finanças do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Mizael Conrado de Oliveira, marcou o início das conversas entre ambas as entidades para o estabelecimento de um acordo de cooperação.

O CPB, que atua há 15 anos, busca formas de viabilizar a formação de recursos humanos para atuar no esporte paraolímpico. Segundo Mizael, um campo ainda carente de profissionais.

Com a formalização do convênio, que deve acontecer até meados de março, a UnG passará a desenvolver ações acadêmicas, com a chancela do Comitê, para preencher esta lacuna. As primeiras delas, já em andamento, são as ofertas da especialização em Treinamento Paradesportivo e Paraolímpico e do MBA em Gestão do Desporto Paraolímpico.

A vice-reitora de Extensão da UnG, profa. Maria Helena Krüger, disse que a Universidade é sensível às questões ligadas ao esporte. Citou como exemplo as mais de 100 bolsas de estudos concedidas a atletas guarulhenses. “Trabalhar com portadores de necessidades especiais ainda é um grande desafio. É preciso, o quanto antes, desenvolver meios para atender a essa demanda”, afirmou. Maria Helena também falou sobre o Núcleo de Apoio à Acessibilidade implantado pela Instituição.

O representante da CPB se mostrou otimista pelos projetos e pela forma de trabalho da UnG. Segundo ele, as constantes conversas com Ivan Freitas, docente do curso de Educação Física, trazem ótimas referências. “Essa abertura de portas pela Universidade é admirável”, considera Oliveira. “A atividade paraolímpica ajuda a mostrar a superação de limites, proporcionando a igualdade. Para nós, o esporte é um dos maiores veículos de inclusão, e precisamos de apoio para fazer com que ele aconteça para os deficientes”.

Além de planos para a criação de cursos de qualificação para área do paradesporto, a UnG se comprometeu em colaborar com o Comitê Paraolímpico em outros projetos.

Também participaram do encontro a diretora do curso de Educação Física, profa. Rosemeire de Oliveira, o prof. Ivan Freitas e os docentes Edson Duarte e Júlio Almeida, integrantes da Academia Científica do Comitê Paraolímpico Brasileiro.
Compartilhe:

Voltar