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quarta-feira, 9 de junho de 2010

ABMES entrega Top Educacional à UnG

Prêmio é um reconhecimento ao projeto dos cursos de férias da Universidade. Cerimônia aconteceu em Brasília
Portal UnG (09/06/2010) – O chanceler da UnG, prof. Antonio Veronezi, e a professora Maria Helena Krüger receberam na noite desta terça-feira (08) o Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério, iniciativa da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) para reconhecer práticas inovadoras no ensino. A premiação aconteceu no Auditório Victorio Lanza, localizado na sede da entidade, em Brasília. Mais de 100 pessoas participaram do evento.

Veronezi e Krüger receberam das mãos do presidente da ABMES, prof. Gabriel Mário Rodrigues, a placa e os diplomas que condecoram o projeto dos cursos de férias da UnG como o grande vencedor da 17.ª edição do Prêmio.

A iniciativa da UnG foi selecionada entre mais de 50 projetos de IES de todo o País. O mérito e o espírito inovador foram os grandes quesitos que levaram a Universidade à conquista. “O fato de a UnG ter repensado o conceito de extensão, tirando dele o espírito de assistencialismo, teve peso significativo na atribuição do prêmio”, disse em entrevista ao Portal UnG – quando do anúncio do vencedor (março de 2010) – a assessora acadêmica da ABMES, Cecília Horta.

O chanceler da UnG  adiciona ao mérito o que ele classifica de “via de mão dupla”.  “Abrimos as portas da Universidade e colocamos à disposição sua infraestrutura para qualquer profissional capacitado ministrar cursos de férias, seja ele da UnG ou de outras entidades. Resultado: a comunidade pode ensinar e aprender”.

A notória evolução e consolidação do programa também influenciaram na premiação. Desde que se iniciou o processo de reformulação dos cursos de férias, o número de inscrições cresceu mais de 7.000% - passou de 164 em 2008 para 11.995 em 2010. O superlativo também é característica da variedade de cursos. Em janeiro deste ano, por exemplo, 408 foram ofertados; e para o próximo mês de julho, a previsão é de que mais de 400 cursos de férias sejam oferecidos.

Para a assessora acadêmica da ABMES, o programa de cursos de férias da UnG tornou-se referência para o mercado educacional, sobretudo pelos resultados concretos que apresenta. “Oportunizar à sociedade a inserção em cursos de atualização ou aquisição de conhecimentos para suas atividades pessoais, acadêmicas ou profissionais apresenta-se como uma extensão inovadora”, enfatizou Cecília Horta.

Na universidade do século 21, a extensão deve constituir o núcleo promotor daquilo que os cientistas sociais chamam de “meios de inovação”, isto é, um conjunto específico de relações com foco na produção de novos conhecimentos, novos produtos e novos processos.

No ano em que completa 40 anos, a UnG evidencia com a conquista do Top Educacional que está mais atual do que nunca e pronta para o século 21, cujo maior desafio para as instituições de ensino é o cumprimento pleno do papel científico e tecnológico.

Durante a cerimônia, os participantes receberam exemplares das publicações lançadas pela ABMES: Ensino Superior Legislação Atualizada v.13, com todas as normas publicadas em 2009 na área de educação, e o ABMES Cadernos 20, que traz os artigos assinados pelos coordenadores dos projetos premiados. A professora Maria Helena Krüger assina o artigo que expõe as concepções do projeto dos cursos de férias da UnG.

Leia a entrevista que o chanceler da UnG, prof. Antonio Veronezi, concedeu ao Portal UnG sobre a conquista da Instituição [+]


Qual a importância do Top Educacional para a Universidade?
Esse prêmio dá à Universidade Guarulhos ânimo e credibilidade recíprocos para continuarmos insistindo na participação mútua na busca de soluções para problemas das regiões em que atuamos, colocando, neste estágio com maior destaque, a qualificação de mão-de-obra em todas as esferas.

Ao que você credita o sucesso dos cursos de férias?
Ao empenho das pessoas envolvidas no processo e à flexibilidade oferecida na proposta dos cursos, que tem a participação, dando oportunidade de opinar, de toda a comunidade abrangente. De nada adiantaria propor cursos que não tivessem o apelo dos interessados e/ou não apresentassem chances reais e práticas de crescimento do conhecimento ao profissional, acadêmico ou não.

A iniciativa dos cursos ajuda a aproximar a UnG da comunidade?
As pessoas não têm ideia de quanto esta Instituição é equipada, nem tudo o que ela pode oferecer. Com esses cursos, tem gente que fica sabendo dos serviços do nosso pessoal de Nutrição, por exemplo; do quanto é útil a Clínica de Odontologia; que temos a UATI, etc. São inúmeros os benefícios e essa é, sem dúvida, uma forma de mostrar à população.
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