Acesse:

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Fatos e Fotos: Projeto Tear completa 10 anos

Evento de comemoração foi realizado na UnG. Veja as imagens

O Projeto Tear, desenvolvido pela Prefeitura de Guarulhos, completou 10 anos de atividades. Para comemorar a data, foi organizada na última quinta-feira (22) uma solenidade, que contou com as presenças de Paul Singer, secretário nacional de Economia Solidária, Paulo Duarte de Carvalho Amarante, presidente da Associação Brasileira de Saúde Mental e pesquisador da Fiocruz, Eduardo Jorge, ex-secretário do Verde e Meio Ambiente de São Paulo, o vice-prefeito de Guarulhos, Carlos Derman, entre outras autoridades. A atividade teve como palco o Campus Guarulhos-Centro da UnG.

Criado em 2003, o Projeto Tear já atendeu mais de 700 pessoas em situação de sofrimento psíquico e conta com o apoio de instituições privadas, poder público e terceiro setor.

As pessoas atendidas pela iniciativa são encaminhadas pelos serviços da rede municipal de Saúde. São adultos de baixa renda com problemas de esquizofrenia, depressão, quadros de ansiedade, entre outros. Ao serem indicados para integrar o projeto, os participantes escolhem uma das oficinas desenvolvidas no local e começam a vivenciar a experiência de trabalho nos moldes do cooperativismo, como uma forma inovadora de manutenção da saúde.

Vitral, mosaico, papelaria artesanal, serigrafia, tear, costura e marcenaria são algumas das oficinas realizadas no Tear. Os produtos confeccionados no projeto são comercializados e parte da renda obtida com as vendas é revertida para os participantes na forma de bolsa-auxílio. O restante é investido em materiais e nas próprias oficinas.

Dentro dos preceitos da Reforma Psiquiátrica, o projeto consiste em uma iniciativa pública de geração de trabalho e renda, a partir da aproximação com o campo da economia solidária, gerando valores como cooperação, coletividade, solidariedade, sustentabilidade e promoção da saúde.



Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar