Acesse:

UnG lança 5 novos cursos de graduação

Novos cursos serão oferecidos para quem deseja ingressar no ensino superior. Saiba mais sobre eles

O vestibular 2014 da UnG traz novidades. Cinco novos cursos serão oferecidos para quem deseja ingressar no ensino superior no próximo ano. São eles: Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Elétrica (graduação); Produção Audiovisual (Rádio e TV), Sistemas para Internet e Mecatrônica Industrial (graduação tecnológica).

E o mercado de trabalho mostra que o cenário é promissor para quem deseja cursar estas carreiras.  No caso das engenharias,  até 2015 o Brasil vai precisar de 300 mil novos profissionais, segundo a Federação Nacional dos Engenheiros. Hoje se formam aproximadamente 38 mil engenheiros por ano, mas para atender as necessidades do mercado e das Olimpíadas, esse número terá que chegar a 60 mil por ano. “A falta de profissionais tornou os engenheiros os trabalhadores mais bem pagos do mercado — ao lado de médicos. O aumento no uso de tecnologias de exploração e produção de petróleo e gás e a modernização do parque tecnológico estão entre as principais razões da valorização do engenheiro de controle e automação. Já a infraestrutura necessária para o crescimento do país, como a construção de usinas geradoras de energia elétrica, obras relacionadas aos eventos esportivos que o País vai sediar e a descoberta do pré-sal aquecem o mercado para o engenheiro elétrico”, explica Solange Aparecida Fernandes, diretora dos cursos de Engenharias da UnG.

Para o estudante que busca a formação por meio da graduação tecnológica, a perspectiva também é bastante positiva. E o motivo da crescente procura por cursos de formação mais rápida está não só em um aquecimento do mercado para as áreas de tecnologia, como também na opção do governo de investir neste segmento nos últimos cinco anos. Diferente da proposta dos cursos técnicos, que formam profissionais da área em nível médio, os tecnológicos são cursos superiores que possuem em seu projeto pedagógico os elementos para uma formação profissionalizante mais completa. “As graduações tecnológicas possuem uma carga horária menor – entre dois ou três anos -, e o conteúdo é ministrado dentro de uma linha específica, focando os conteúdos para o mercado de trabalho”, explica o diretor geral dos cursos tecnológicos da UnG, prof. André Luiz de Oliveira.

Na área de Produção Audiovisual (Rádio e TV), o estudante poderá atuar na produção executiva, criação ou direção de programas de TV, rádio e execução técnica. Sem falar na TV digital, cuja amplitude de novos canais aumentará a demanda por profissionais da área. O profissional que optar pelo curso de Sistemas para Internet estará capacitado a resolver os problemas relacionados com a produção, gerenciamento e criação das empresas “pontoCOM”, portais, produtoras, estúdios e agências de publicidade, escritórios de design e empresas, sempre que se prioriza a informação via internet. Já na área de Mecatrônica Industrial o estudante trabalhará no desenvolvimento e implementação de softwares para operar equipamentos e, em parceria com o engenheiro de produção, escolher materiais e tecnologias a serem empregadas na usinagem.

Segundo a reitora da UnG, profa. Luciane Lúcio Pereira, oferecer cursos tecnológicos é ampliar o atendimento às necessidades do País, que busca mão de obra especializada. “Os cursos oferecidos pela Universidade atendem nichos específicos, em áreas que despontam positivamente no mercado de trabalho. Nosso papel é preparar estudantes e formar profissionais capacitados para atender estas demandas”, completa.

 

 

Compartilhe:

Voltar