Acesse:

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Livro sobre a ditadura militar será lançado nesta semana em São Paulo

Publicação escrita em 1970 chega pela primeira vez ao País e fala sobre a quebra dos direitos humanos durante o golpe

Na próxima quinta-feira (24) será lançado o livro "Pau de Arara: A Violência Militar no Brasil", na sede do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, localizada no bairro da República, na capital paulista.
 
O livro foi escrito pelos jornalistas Bernardo Kucinski e Ítalo Tronca em 1970, ano em que foi lançado na França e, posteriormente, no México, em 1972. Na época, as autorias não foram reveladas para preservar os jornalistas de maiores riscos devido às denúncias apresentadas na publicação.
 
Para marcar os 50 anos do golpe militar, a Fundação Perseu Abramo apresenta a obra editada pela primeira vez no País. O livro aborda a maneira com que a tortura era manejada no período, traz uma avaliação da realidade socioeconômica brasileira, sublinha o envolvimento dos militares com o poder político do Brasil, entre outros pontos.
 
"Pau de Arara" também conta com entrevistas e informações sobre os autores e faz uma homenagem a Eduardo Merlino, jornalista assassinado em 1971 no DOI-CODI.
 
O lançamento contará com a presença de Bernardo Kucinski, Alípio Freire, Enio Squeff e Ângela Almeida, que falarão sobre a trajetória da obra e a atuação do jornalista na construção da democracia brasileira.

Compartilhe:

Voltar