Acesse:

segunda-feira, 19 de março de 2007

UnG tem novo reitor

Prof. dr. Péricles Trevisan tomou posse na última segunda-feira prometendo um trabalho articulado, coordenando esforços e iniciativas
Após dois anos de gestão como reitor da UnG, o professor dr. Valmor Bolan transferiu o cargo para o prof. Péricles Trevisan, em solenidade realizada na última segunda-feira, na Unidade Centro-Guarulhos da Universidade.
Licenciado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araraquara e doutor em Filosofia pelo Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da mesma instituição, o professor Péricles foi recebido de braços abertos.

Em discurso de abertura do evento, que reuniu membros da mantenedora (Associação Paulista de Educação e Cultura), vice-reitores, superintendentes, diretores e gestores de curso da Universidade, o chanceler da UnG, prof. Antonio Veronezi, comparou a UnG a um grande livro que nunca deixará de ser escrito por diferentes autores. “A ida do prof. Bolan é mais uma página na história da Instituição”, disse. “E a vinda do professor Péricles é outra história que começa a ser escrita”, completou.

De acordo com Veronezi, sua história com o professor Bolan vem de longa data, quando a Instituição ainda era chamada de Faculdade de Filosofia e Letras Farias Brito. “O professor Bolan, que é meu amigo antes de tudo, já foi e voltou outras vezes, porque sabe que aqui as portas estão sempre abertas. Agora, ele continuará conosco como consultor e, mesmo não estando presente todos os dias de corpo físico, estará nas nossas mentes.”

Para o chanceler, embora a UnG vem se profissionalizando, ela não esquece do seu lado caseiro, do seu apreço pelas pessoas. “A gestão humana nunca será substituída. A Universidade é uma casa de ensino, e o humanismo deve se fazer presente antes mesmo do profissionalismo”, salientou o professor.

Antes de transferir o cargo ao professor Péricles, Bolan contou sua trajetória na UnG, onde ingressou ainda como frade, em 1971, e disse que os dois anos em que ficou à frente da Reitoria foi uma jornada maravilhosa. “Fiz tudo o que estava dentro das possibilidades”, disse ele, citando as mudanças no Estatuto e o fortalecimento de pontos frágeis da Universidade. “Fui um defensor da UnG como se ela fosse apenas minha, quando na verdade é de todos nós. Agradeço pelo reconhecimento, confiança, companheirismo e pela oportunidade de ocupar um lugar na história e no mural de fotografias da UnG”, concluiu com humor o prof. Bolan, enquanto apontava para a parede do Salão Nobre onde estão fixadas as fotos de todos os reitores da UnG.

Após receber o pelerini do prof. Valmor Bolan e assinar o termo de posse, o novo reitor, prof. dr. Péricles Trevisan, leu emocionado seu discurso. Ele, que durante 30 anos foi professor, orientador e gestor acadêmico em duas instituições públicas do Estado de São Paulo (Universidade Estadual Paulista e a Universidade Federal de São Carlos), disse estar agradecido e honrado pelo convite. “A UnG construiu sua história e cultura, escolheu e fez prevalecer valores e conquistou reconhecimento. Tudo isso merece respeito e exige daquele que aqui chega, esforço para afirmá-los e ilustrá-los.”

Segundo Trevisan, a UnG o recebeu com atenção, generosidade, honestidade e transparência. “Qualidades que a palavra fidalguia resume muito bem.”

Autor de livros e trabalhos em revistas especializadas e conferencista de fóruns e congressos, o professor Péricles expôs algumas bandeiras de sua gestão, entre as quais o desejo de realizar um trabalho conjunto, articulando e coordenando esforços e iniciativas, independentemente de sua origem ou autoria. “Conforta-me, neste novo começo, a convicção de que, animados pelo mesmo propósito, realizaremos um trabalho profícuo e digno, à altura do que a UnG merece e justamente reclama.”

Para encerrar o discurso, o reitor, muito emocionado, fez uma homenagem à esposa, Ligia Maria, presente à cerimônia. “Não considero possível – muito menos justo – terminar sem uma nota de reconhecimento pessoal. Quero, neste momento, expressar, de forma clara e honesta, o meu agradecimento a minha mulher, pelo amor, dedicação e compreensão afirmados e demonstrados ao longo de muitos anos de vida em comum.”

Também presente à cerimônia esteve o prof. dr. Arthur Roquete Macedo, consultor da UnG e ex-membro do Conselho Nacional de Educação. Responsável pela indicação do professor Péricles à Reitoria, Macedo afirmou que sua maior dificuldade foi encontrar alguém para substituir o professor Bolan à altura. “Conheço o professor Péricles há muitos anos e tenho a certeza de sua capacidade profissional e do excelente trabalho que irá desempenhar para consolidar e avançar ainda mais a UnG, assim como o professor Valmor o fez.”
O prof. dr. Valmor Bolan continuará na Universidade como consultor.

· Confira a íntegra do discurso do novo reitor da UnG

· Veja o currículo do prof. Péricles Trevisan


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar

Notícias Relacionadas


quarta-feira, 8 de setembro de 2010
Juizado Especial Cível da UnG tem novo prédio

quarta-feira, 27 de maio de 2009
Sem tabaco: UnG tem programa gratuito

quarta-feira, 27 de maio de 2009
I Encontro de Psicopatologia da UnG tem participação de alunos e egressos

segunda-feira, 24 de novembro de 2008
UnG tem sistema de internet sem fio gratuito

quinta-feira, 10 de julho de 2008
Novo reitor implantará gestão profissional na UnG

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008
Novo Centro de Pós-Graduação da UnG em São Paulo é destaque na mídia

domingo, 6 de janeiro de 2008
Cursos de férias da UnG têm início nesta terça-feira

terça-feira, 7 de novembro de 2006
Coral UnG já tem calendário de eventos

quarta-feira, 4 de outubro de 2006
UnG lança novo campus em Itaquá

quarta-feira, 4 de outubro de 2006
UnG investe em novo campus para São Paulo