Acesse:

quinta-feira, 5 de julho de 2007

Representantes da UnG se emocionam ao carregar a Tocha do Pan

Ao todo, vice-reitor, professor e estudante da Universidade carregaram a tocha por 1,2 km. A Instituição será representada por duas personalidades nos Jogos que acontecem no Rio de Janeiro
O espírito esportivo dos Jogos Pan-Americanos esteve em Guarulhos com a passagem da tocha pelas principais ruas e avenidas da cidade nesta quinta-feira. Por 24 quilômetros, 60 pessoas entre atletas e personalidades se revezaram para carregar o principal símbolo da competição, que terá início no próximo dia 13, no Rio de Janeiro, com a participação de 5.500 atletas de 42 países da Organização Desportiva Pan-Americana.

Do total do percurso, 1,2 km foi percorrido por representantes da Universidade Guarulhos (UnG). O primeiro a receber a tocha foi o vice-reitor de Cultura e Integração Comunitária da Instituição, prof. Nelson Figueiredo Filho, que percorreu 400 metros da Av. Tiradentes, entre as avenidas Bom Clima e a Renato de Andrade Maia. “Agradeço a Deus, à minha família, à UnG, aos amigos, ao Ministério do Esporte, à Prefeitura de Guarulhos e ao CO-Rio pela oportunidade. Esse foi mais um momento de imensa alegria entre os muitos que passei desde que cheguei a Guarulhos”, disse o vice-reitor, que é educador físico por formação.

A maratona para o professor do curso de Educação Física da UnG e treinador da equipe guarulhense de atletismo, Neiton Moura, começou cedo. Por volta das 6h30, no Paço Municipal, local onde, às 11h, chegaria a Tocha Pan-Americana, ele concedeu entrevista ao vivo para o telejornal Bom Dia SP, da Rede Globo. “Já estamos vivendo o espírito do Pan. Isso é muito bom para a sociedade”, enfatizou Moura, que carregou a tocha pelos 400 metros que liga as avenidas Papa João XXIII e Paulo Faccini.

A terceira representante da UnG a carregar a Tocha Pan-Americana foi a amazona Karina Arroyo, também aluna do curso de Medicina Veterinária da Universidade. A atleta, que também se prepara para o Pan-Americano de enduro eqüestre, campeonato que ocorrerá na cidade de Campinas, paralelo ao Pan do Rio de Janeiro, foi a única da sua modalidade de esporte a conduzir o símbolo do Pan. Segundo ela, é difícil explicar a emoção. “Foi emocionante. Embora tenham sido poucos minutos, os levarei por toda a minha vida”, expressou. Karina carregou a tocha pelas ruas São Gabriel, Maria Primo de Jesus e início da Treze de Maio, na Vila Galvão.

Quanto às perspectivas para o Pan, ela disse que prefere não pensar para evitar o nervosismo. Ela disputará a competição montando a égua puro-sangue Hafat Alicia, de 10 anos. Em 2005, Karina integrou a equipe brasileira campeã no Pan-Americano da Argentina.

Na cerimônia que encerrou a passagem do símbolo por Guarulhos, na Praça Transguarulhense, estiveram presentes o prefeito do município, Elói Pietá, o chanceler da UnG, prof. Antonio Veronezi, o secretário do Esporte de Guarulhos, José Alberto Saraiva, o secretário Nacional de Esporte Educacional, Julio Filgueira, a deputada federal Janete Pietá (PT), o deputado estadual Sebastião Almeida (PT), entre outras autoridades.

O revezamento, bem como as cerimônias de recepção à tocha ainda passará pelas cidades de Santos, Americana, Campinas, São Paulo, Quilombo, Parati, Angra dos Reis, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Petrópolis, Macaé, Rio das Ostras, Búzios, Niterói e Rio de Janeiro.

Passaporte carimbado – Embora não tenha participado do revezamento, a aluna do curso de Administração de Empresas da Unidade Jabaquara da UnG, Catarina Duarte dos Santos, participará do Pan-Americano do Rio como árbitra das competições de ginástica artística.

Além dela, a Universidade terá como representante o professor e treinador Neilton Moura, que carimbou o passaporte para a competição após o bom desempenho de dois atletas guarulhenses no Troféu Brasil: Carlos Eduardo Chinin, do decatlo, e Joana Ribeiro Costa, do salto com vara.


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar