Acesse:

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

UnG abre inscrições para programas sociais

Os públicos-alvo são idosos, pessoas acima do peso e pacientes com câncer. Participação é gratuita
Durante todo o mês de julho e agosto, o Paddac (Programa de Ação Docente-Discente Assistencial Comunitário) da Universidade Guarulhos (UnG) receberá inscrições para três de seus seis programas: Goam (Grupo de Obesidade Atendimento Multidisciplinar); Grupo de Apoio Multidisciplinar ao Paciente com Câncer; e Programa de Atendimento Multidisciplinar para a Terceira Idade. Os pacientes recebem atendimento nas áreas de educação física, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição e psicologia, de acordo com o problema. Para se inscrever, é preciso ligar para (11) 6464-1737, de segunda a sexta-feira das 8h às 13h. O atendimento é gratuito. As reuniões começam em setembro. Informações: paddac@ung.br.


Conheça mais sobre as iniciativas

Grupo de Obesidade Atendimento Multidisciplinar (Goam)
Considerada uma epidemia mundial e um problema de saúde pública, a obesidade afeta cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, 40% da população está acima do peso. Estudo recente realizado pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia revelou que 15% das crianças brasileiras são obesas. Considerando essas estatísticas, tornou-se necessário o desenvolvimento e a manutenção de programas que visam proporcionar qualidade de vida e um emagrecimento saudável a essas pessoas, assim como o Goam. Não há pré-requisitos para participar desse programa. O apoio dos cursos da UnG à iniciativa se dá por meio das seguintes áreas:
Psicologia – utiliza técnicas da abordagem comportamental-cognitiva na mudança dos hábitos alimentares; desenvolve e mantém novos hábitos alimentares através de técnicas de dinâmicas de grupo; usa animais como recurso terapêutico.
Nutrição – informa e orienta indivíduos obesos quanto à alimentação equilibrada para o emagrecimento saudável.
Educação Física – conscientiza o grupo de obesos sobre a importância da atividade física e faz com que seus integrantes pratiquem exercícios por, ao menos, três vezes por semana.
– informa os indivíduos quanto às principais patologias decorrentes da obesidade; orienta sobre as medidas de prevenção de anomalias decorrentes da patologia.


Grupo de Apoio Multidisciplinar ao Paciente com Câncer
Professores e alunos da UnG oferecem uma série de atendimentos visando ao bem-estar dos pacientes com câncer. Pesquisas mostram que fatores psicológicos e emocionais estão presentes na etiologia de processos oncológicos, bem como na sua manutenção e na sua cura. As áreas de apoio a esses pacientes são:

Psicologia – oferece subsídios que visam identificar fatores psico-sócio-emocionais e de personalidade no aparecimento de tumores malignos.
Educação Física – desenvolve atividades físicas para a melhoria da qualidade da saúde.
Fisioterapia – realiza exercícios em pacientes oncológicos, buscando atender às necessidades de cada um, melhorando o esquema corporal.
Nutrição – promove a educação nutricional dos pacientes com câncer, antes, durante e após os tratamentos convencionais – cirurgia, quimioterapia e radioterapia.
Enfermagem – eleva o estado de saúde da população em foco, por meio do desenvolvimento de orientações sobre as medidas preventivas nas intercorrências de saúde.


Programa de Atendimento Multidisciplinar para a Terceira Idade
Atualmente, estudos demonstram que o envelhecimento pode ser retardado se o idoso procurar melhorar a sua auto-estima, através da conscientização corporal, cognitiva e emocional. E é justamente isso que a iniciativa do Paddac busca. Voltado a pessoas acima dos 50 anos de idade, o programa tem o apoio das seguintes áreas:
Psicologia – atende idosos que buscam qualidade de vida, utilizando diversos recursos terapêuticos, entre eles os animais.
Educação física – cria atividades que propiciem a estimulação psicomotora, com a finalidade principal de melhorar a capacidade cognitiva, afetiva e viso-motora do idoso.
Enfermagem – malhora o estado de saúde da população em foco, por meio do desenvolvimento de orientações sobre as medidas preventivas nas intercorrências de saúde para a faixa etária em questão.
Fisioterapia – busca a melhora das condições músculo-esqueléticas e respiratórias, atuando de maneira global e realizando atendimento nas diversas áreas da fisioterapia.
Nutrição – orienta sobre as práticas alimentares saudáveis no processo do envelhecimento.
Compartilhe:

Voltar