Acesse:

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Sagüis do Zôo de Guarulhos passam por cirurgia de esterilização

O procedimento cirúrgico foi realizado por uma equipe de veterinário da UnG
Portal UnG (30/10/2008) - Oito sagüis de tufo-preto e de tufo-branco passaram por uma cirurgia na manhã desta quinta-feira (30) no Zoológico de Guarulhos. O procedimento foi realizado para esterilização e controle de natalidade na clínica veterinária do zôo e durou cerca de quatro horas.

A cirurgia foi conduzida pelo diretor do curso de veterinária e do hospital veterinário da Universidade Guarulhos (UnG), dr. Luis Artur Giuffrida, com o apoio de uma equipe de anestesistas e residentes e das médicas-veterinárias do Zôo, Claudia Igayara e Fernanda Magalhães.

A iniciativa surgiu de uma parceria tripla entre o Zoológico, a UnG e a ONG Kosmos, possibilitando doações de medicamentos, materiais de suporte, anestésicos, equipamentos e, sobretudo, de profissionais capacitados. O objetivo é impedir a superpopulação de sagüis, que atualmente totalizam 30 animais, e evitar os cruzamentos consangüíneos.


Curiosidades:

O sagüi tufo-branco é o mais comum e conhecido dos sagüis. Possui hábito diurno e é essencialmente arborícola, raramente descendo ao solo. Formam grupos de 7 a 15 indivíduos organizados de acordo com a hierarquia. O período de gestação é de 140 a 148 dias, nascendo de 1 a 3 filhotes em cada gestação, sendo freqüente o nascimento de gêmeos. Vivem aproximadamente 10 anos. Onívoro, come pequenos invertebrados, frutas, sementes, gomas de árvores, insetos, aranhas, flores e ovos.

Os hábitos dos sagüis tufo-preto são diurnos. Formam grupos de 2 a 9 indivíduos. O período de gestação é o mesmo. Comem pequenos vertebrados, frutas, sementes, gomas de árvores, insetos, aranhas e ovos.


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar