Acesse:

quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Intervenção cirúrgica no macaco-prego do Zôo de Guarulhos é realizada com sucesso

Cirurgia aconteceu na última sexta-feira no Hospital Veterinário da UnG, sob comando de professores da Instituição. Grande imprensa paulista acompanhou de perto o procedimento
“Deu tudo certo. O procedimento foi realizado com sucesso. Resta, agora, esperar a recuperação do animal.” Essas foram as primeiras palavras do médico veterinário e diretor do curso de Veterinária da UnG, prof. Luiz Artur Giuffrida, após a rápida, mas complexa, cirurgia em um macaco-prego realizada nesta sexta-feira (26) no Hospital Veterinário da Universidade.

Apreendido pela Polícia Federal em um circo e enviado ao Zoológico Municipal de Guarulhos há 15 anos, PC, como é chamado o pequeno macaco-prego de 18 anos, estava com um tumor na região dos testículos, detectado após um exame de ultra-sonografia realizado no HOVET-UnG. “Além do inchaço na genitália, percebemos um significativo aumento das mamas e uma leve secreção”, contou a médica veterinária do Zoológico e professora da UnG, Cláudia Almeida Igayara.

Ambos os sintomas foram classificados pelos médicos veterinários como parte da síndrome de feminilização que o animal vem sofrendo em decorrência, possivelmente, da falta de socialização com os demais macacos-prego do parque. “Essa exclusão aconteceu após um briga dele com os demais machos da mesma espécie”, esclareceu Igayara.

Essa síndrome gera uma espécie de disfunção hormonal, o que acaba por desencadear um processo de feminilização, muito comum em outros animais, porém raro nos macacos.
Por volta das 10h, PC foi anestesiado e, às 10h40, o diretor de Veterinária da UnG, prof. Luiz Artur Giuffrida, deu início aos procedimentos cirúrgicos. Após 30 minutos a cirurgia foi encerrada. A incisão no testículo-tumoral, que estava extremamente grande, teve de ser maior do que o esperado por Giuffrida. “O tumor era bem grande. Embora eu quisesse evitar um corte maior para facilitar sua recuperação, isso não foi possível”, explicou.

Outro procedimento realizado pela equipe da UnG foi a cirurgia de vasectomia, a qual, segundo o médico veterinário, foi perfeita. “Fizemos um minúsculo corte de 5 milímetros para fazer a vasectomia”, explicou Luiz. “Isso é importante, uma vez que esses animais têm o costume de se mexer bastante, pôr a boca nos ferimentos, etc., o que dificulta a cicatrização”, acrescenta.

O tumor retirado do macaco-prego será enviado para biópsia no laboratório da própria UnG. Em 15 dias, será possível saber se o tumor é maligno ou não. “Aí fecharemos o diagnóstico e provavelmente enviaremos o caso para ser discutido em um congresso científico”, disse o professor.

Recuperação – Segundo a profa. Cláudia Igayara, em uma semana serão retirados os pontos do PC. Após um curto período de isolamento, no qual serão ministradas doses de antibióticos e antiinflamatórios, ele será reintegrado à sua espécie em uma jaula apenas com macacos-prego do sexo feminino. “Esperamos que, após dois meses vivendo nessa condição, seu nível hormonal volte ao que consideramos normal para a espécie masculina e haja a regressão da mama”, esclareceu Igayara.

Esse foi o primeiro caso desse tipo atendido pelo Hospital Veterinário da UnG. PC já voltou para o Zoológico de Guarulhos.

Todo o procedimento cirúrgico foi acompanhando de perto pelas emissoras de TV Record, Rede TV e TV Destaque, de Guarulhos, além dos jornais Diário de São Paulo e Olho Vivo.


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar