Acesse:

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Circuito de Exposições da UnG traz para São Paulo mostras portuguesas

“Descobrimento do Brasil” e “O Tempo da Língua” são temas das exposições que ficarão abertas ao público no período de 17 de abril a 3 de maio, no Internacional Shopping Guarulhos
Portal UnG (09/04/2009) – A Universidade Guarulhos, na Grande São Paulo, coloca em atividade no dia 17 de abril seu Circuito de Exposições. A iniciativa, assinada pela Vice-Reitoria de Extensão da UnG, inicia suas ações trazendo para São Paulo a Mostra Especial Portuguesa, que colocará em evidência os dois maiores elos entre Brasil e Portugal: o descobrimento das terras tupiniquins e o idioma.

Promovida em parceria com a Embaixada de Portugal e o Instituto Camões, as exposições “Descobrimento do Brasil” e “O Tempo da Língua” ficarão abertas para visitação no período de 17 de abril a 3 de maio, no Internacional Shopping Guarulhos. A entrada é franca.

Com coordenação executiva de Pedro Moreira e textos de Jorge Couto, Max Gudes e Joaquim Romero, “Descobrimento do Brasil” traz 23 painéis abordando temas como Colombo e o Tratado de Tordesilhas; a Descoberta da Terra de Vera Cruz; Organização Social e Política; o início do escambo; a Representação do Índio na Arte Portuguesa; a Guerra e a Antropofagia, entre outros. As peças foram criadas para as comemorações dos 500 anos do Brasil, sob coordenação da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses.

Em “O Tempo da Língua” é apresentado a trajetória histórica da língua portuguesa, idioma falado por cerca de 250 milhões de pessoas em mais de dez nações. Através de 14 painéis, assinados pelo Instituto Camões, são apresentados aspectos da fonética e fonologia (sons), morfologia (estrutura das palavras), sintaxe (estrutura das frases) e semântica (significados).

A Mostra Especial Portuguesa ficará aberta todos os dias, das 10h às 22h. Escolas ou pessoas que queiram visitar a exposição em grupos devem agendar horário no telefone (11) 2464-1737.

Cursos
Paralelamente à mostra, a Universidade Guarulhos promoverá uma série de atividades voltada aos conceitos da língua portuguesa. A participação também é livre. Entre as questões abordadas estão as novas regras da ortografia e a história da língua portuguesa.

Serviço
Mostra Especial Portuguesa: “O Descobrimento do Brasil” e “O Tempo da Língua”

Data: de 17 de abril a 3 de maio
Local: Internacional Shopping Guarulhos – Rodovia Presidente Dutra, km 230, Itapegica, Guarulhos.
Horário: diariamente, das 10h às 22h
Entrada gratuita


Programação das atividades:

Dia/Horário Atividade Ministrante
22/04, às 20h As novas regras da Ortografia Profa. Marilda Caruso
23/04, às 20h História Externa da Língua Portuguesa Profa. Bradamante Polimeno
25/04, às 14h A Gramática e a Ortografia no Português Histórico Prof. Juracy Britto
27/04, às 15h O imaginário medieval no Descobrimento do Brasil Prof. MS. Guilherme de Paula Costa Santos
27/04, às 19h Lançamento do livro Dialética da fonologia com a inclusão de braile e libras Pro. Alcebíades Fernandes Jr
28/04, às 14h Técnicas de Alfabetização e de Ortografia

Profa. Angélica de Oliveira

29/04, às 15h Ortografia: elemento regularizador da forma escrita de palavras Profa. Angélica de Oliveira


Compartilhe:

Voltar