Acesse:

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Pesquisadores da UnG integram projeto de monitoramento de reservatórios

Professores e mestrandos de Análise Geoambiental irão analisar as águas do Lago do Tanque do Moinho e da Represa dos rios Jaguari e Jacareí, responsável por abastecer 10 milhões de pessoas
Portal UnG (13/05/2009) – A credibilidade dos pesquisadores do Mestrado em Análise Geoambiental (MAG) da UnG colocou a Universidade na lista de importantes instituições que, a partir de 2010 – data prevista – darão início ao projeto multidisciplinar de monitoramento da qualidade da água em 30 reservatórios destinados ao abastecimento público, como o de Guarapiranga e os lagos do Sistema Cantareira.

Instituto de Botânica, Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Unesp-Rio Claro, USP e Instituto Internacional de Ecologia de São Paulo também fazem parte do estudo, que tem como coordenadores três dos maiores nomes da Limnologia brasileira, ciência que estuda a ecologia de ecossistemas aquáticos: os pesquisadores Carlos Bicudo, Denise Bicudo e José Galizia Tundisi.

De acordo com o botânico Paulo de Oliveira, pesquisador e professor da UnG, o projeto está sob análise na Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), que deverá, juntamente com recursos internacionais, financiar as atividades de pesquisa conduzidas por mais de 50 pesquisadores. “A importância da participação da UnG não está restrita ao fato de ela estar ao lado de conceituadas entidades, mas – e sobretudo – pelo papel que desempenhará no estudo”, salienta o docente.

Paulo se refere ao monitoramento dos dois reservatórios localizados em Bragança Paulista – a Represa dos rios Jaguari e Jacareí e do Lago do Tanque do Moinho –, que será coordenado por pesquisadores do MAG.

A Represa do Jaguari representa um dos mais importantes pontos de análise devido à excelente qualidade de suas águas. “O seu monitoramento é essencial para a manutenção desse sistema que abastece cerca de 10 milhões de pessoas na Grande São Paulo”, salienta o pesquisador.

Além de Paulo, responsável pela análise dos aspectos biológicos das águas, participarão desse estudo o coordenador do MAG, prof. dr. Antonio Roberto Saad, que encabeçará os estudos sobre a ocupação do solo na região, a pesquisadora ms. Rita de Cássia Monteiro de Oliveira – concluinte do mestrado da UnG – e a mestranda Majoi de Novaes Nascimento.

Com o estudo, os cientistas poderão entender os processos históricos dos reservatórios para estabelecer parâmetros que possibilitem a sugestão de políticas públicas visando à preservação da qualidade da água. Entre os reservatórios, com os mais variados índices de poluição, a serem estudados a partir de 2010, se encontra o Lago do Tanque do Moinho, escolhido como representante regional de lago urbano com qualidade de água comprometida. Os trabalhos devem começar em meados de 2010.