Acesse:

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Nutrição em pauta no Dia Mundial da Alimentação

Alunos e nutricionistas orientam a população no Dia Mundial da Alimentação
O estímulo ao consumo de frutas, legumes e verduras e o combate à fome foram destaques do Dia Internacional da Alimentação, comemorado no dia 16 de outubro. A atividade realizada pelo Banco de Alimentos, da Coordenadoria do Fundo Social de Solidariedade, em pareceria com o curso de Nutrição da UnG aconteceu no calçadão da rua D. Pedro II, no Centro de Guarulhos.

Seguindo exemplo do acontece todas as quartas-feiras na Feira do Anel Viário, uma equipe do projeto Saúde com Casca e Tudo, iniciativa da Prefeitura de Guarulhos, montou uma tenda no calçadão da rua D. Pedro II para orientar a população quanto ao reaproveitamento integral dos alimentos, até mesmo dos restos que supostamente iriam para o lixo. “Nossa missão é tornar esse programa itinerante. Em comemoração ao dia mundial da alimentação, trouxemos essa idéia para o centro da cidade e para os restaurantes populares da região, com a finalidade de promover a degustação de certos alimentos e a entrega de receitas saudáveis”, afirma a nutricionista do Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Guarulhos, Alexandra Medeiros.

Na ocasião, as estudantes Juliana Cordeiro e Débora Ferreira, ambas do segundo semestre do curso de Nutrição, aproveitaram a oportunidade para colocar em prática o que aprendem em sala de aula e ainda orientar os visitantes sobre os cuidados com a alimentação. “Durante todo o dia aplicamos um questionário para pesquisas sobre dietas e cuidados com a saúde. Recebemos diversas pessoas que sofrem de obesidade, pressão alta e diabetes, ajudá-las com orientações está sendo muito gratificante”, explicou as alunas, que também orientaram sobre o reaproveitamento de alimentos.

A movimentação de pessoas chamou a atenção de Simone Silva, que passava pelo calçadão quando avistou a tenda. “Achei ótima a iniciativa de trazer nutricionistas para o centro da cidade e ainda distribuir bolo com a receita. Além de motivar as pessoas a cozinharem em casa, ainda podemos sanar as dúvidas sobre diversos assuntos ligados à alimentação”, afirma a enfermeira.
Compartilhe:

Voltar